Esther Kremer
Na manhã de quinta-feira (27) aconteceu, em frente à sede do Corpo de Bombeiros de Irati, a cerimônia de transferência de comando do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Irati da Capitã Carla Adriana Prado Spak Sobol para o Major Jorge Augusto Ramos.
O evento contou com a presença de autoridades civis e miliatres, do prefeito Jorge Derbli e da prefeita interina, Ieda Waydzik, e demais autoridades municipais. Durante a cerimônia oficial, aconteceram diversas homenagens para a antiga comandante do batalhão.
O Major Jorge Augusto Ramos falou sobre o momento de voltar ao comando da corporação em Irati e sobre a conquista do 10ºSGBI. “É uma grade satisfação voltar a trabalhar em Irati e conquistar o que era um sonho de muito tempo e que não é individual. Trabalhamos muito para conseguir a independência, com os bombeiros, parlamentares, autoridades municipais e a comunidade que acreditou e hoje é realidade”
Ramos foi o comandante em Irati nos anos de 2004, 2006, 2008, 2016 e 2018, e falou sobre as aspirações para o futuro. “Agora é trabalhar, ofertar um trabalho melhor para a comunidade, aperfeiçoar o que já está bom, começar novas frentes de trabalho, desenvolver melhor nossa região e ofertar um bom serviço público. É o nosso compromisso e, como um bom bombeiro, com o sacrifício da própria vida se necessário”, disse.
Ainda, o major comentou sobre a volta de bombeiros veteranos para a corporação. “Este retorno traz experiencia, capacidade e o espírito de ofertar tudo o que tem em prol da comunidade, que é o esforço e o sacrifício. São profissionais com mais de 35 anos de serviços prestados”.
A Capitã Spak falou sobre a ajuda que teve e o incentivo do Major Ramos para a elevação do Corpo de Bombeiros de Irati. “É um sentimento de uma parceria construída a muitos anos quando, na época Tenente Jorge Augusto, me abriu as portas do quartel de Irati e quando iniciamos o trabalho de elevação em 2017, ele foi o grande articulador de tudo, quando ele deixou o comando e eu assumi, me senti na obrigação de dar continuidade por ele e pela tropa, para que pudéssemos chegar no dia de hoje e comemorar o 10º SGBI”, disse a Capitã.
Ainda, Carla falou sobre a representatividade feminina nos batalhões de bombeiros e deixou um recado para as mulheres. “Nunca desistam e nunca deixe ninguém dizer que vocês não são capazes, a capacidade está na força, no trabalho e no que vocês quiserem galgar e procurar para a vida. Nunca deixem dizer que vocês não conseguem porque nós conseguimos sim”.
O Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior esteve presente na cerimônia e falou sobre a conquista da corporação. “Este é um grande evento, Irati já esperava esta independência desde 2018. Agora, as decisões são diretamente no comando de Irati para o comando geral de bombeiros do Paraná, são 21 municípios que foram beneficiados com esta elevação”, disse.
Ainda, o Coronel comentou sobre o desempenho da Capitã Spak. “Ela faz parte da história do Corpo de Bombeiros de Irati, ela é uma referência e nada mais justo com que ela permaneça na cidade e ajude cada vez mais no crescimento de Irati”. O Coronel aproveitou o momento para falar sobre a troca de comandos. “O Major Jorge tem experencia e vínculo com a cidade, só deve fazer crescer mais a corporação, eles têm muitos projetos para enriquecer o corpo de bombeiros de Irati e podem contar com o comando do Paraná”, disse.
O prefeito licenciado, Jorge Derbli, participou da cerimônia e disse que“o Major Jorge Ramos foi uma pessoa que decisiva, junto com a capitã Spak, para a criação do 10º SGBI. Então, mesmo de licença dos serviços da Prefeitura, não poderia deixar de prestigiar esta conquista para o município de Irati e também a mudança de comando do Corpo de Bombeiros. Eu só tenho a agradecer e a homenagear a corporação”, finalizou o prefeito.