Irati PR, 03:56, 12°C

Programada para setembro, FEAGRO vai reunir produtores, cultura local e ações de desenvolvimento rural no Parque Ambiental
Foto: Reprodução Prefeitura de Imbituva

Leticia H. Pabis

Prefeitura Municipal de Imbituva, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, prepara a primeira edição da FEAGRO, a Feira do Agricultor, marcada para os dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque Ambiental do município. O evento nasce com a proposta de unir campo e cidade em um espaço de valorização, encontro e troca de saberes entre agricultores, empreendedores, instituições e comunidade.

Durante os três dias, a programação será composta por palestras técnicas, exposições, rodas de conversa, apresentações culturais e concursos. “É um evento que nasce do reconhecimento da valorização do campo, da cultura e da força do povo imbituvense. Mas mais que uma comemoração, a Feira do Agricultor será um marco anual do calendário municipal, um espaço de comunhão, aprendizado, inovação, negócios e fortalecimento da identidade, onde o campo, ele encontra a cidade”, diz a secretária de Agricultura e Pecuária de Imbituva, Cristiane Tabarro Borgo.

Ao reunir diferentes setores e iniciativas em um mesmo espaço, a feira busca ampliar o diálogo e as conexões voltadas ao desenvolvimento rural e sustentável.

Entre as atividades confirmadas, está o desfile da rainha da feira, que contará com representantes das comunidades rurais. De acordo com Cristiane, as candidatas irão trajar vestimentas camponesas, como forma de destacar elementos da história do tropeirismo e da imigração italiana que fazem parte da identidade imbituvense.

No sábado à noite, está previsto um concurso musical com o público regional, em formato individual ou em dupla. A organização ainda não divulgou detalhes sobre os critérios de seleção ou premiação, mas a proposta é abrir espaço para talentos locais e fortalecer o vínculo das comunidades com o evento. “A gente quer celebrar a presença e enaltecer a presença genuína das famílias, dos nossos produtores e produtoras rurais que fazem da terra, não apenas o sustento, mas a base da cultura e da economia local”, adicionou.

Os detalhes da programação completa devem ser divulgados nas próximas semanas. A expectativa é de que a FEAGRO inaugure um novo ciclo de eventos voltados à valorização do meio rural no município, reunindo práticas tradicionais, inovação, formação técnica e ações culturais em uma proposta integrada. “Tem algumas coisas que, aos poucos, a gente vai comunicando e tem muita surpresa boa por aí!”, finalizou Cristiane.

Leia outras notícias