Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 11:46, 19°C

Objetivo do projeto é preservar cerca de 30 mil minas de água no Paraná até 2026

Karina Ludvichak

Neste mês, o Programa Estadual de Proteção de Nascentes está promovendo uma série de ações em todo o Paraná. Segundo o Governo do Estado, o objetivo é preservar cerca de 30 mil fontes de água até 2026, buscando incentivar a produção de água e evitar futuros problemas no abastecimento.


Em Guamiranga, o projeto já é desenvolvido desde 2021 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, e esta foi a vez de visitar a propriedade de Marina Cordiak e Vanderlei Martins, na localidade de Manduri.


A visita aos proprietários é feita pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, após o protocolo de solicitação. Para realizar as instruções necessárias para a proteção de nascente na localidade, a secretária da pasta, Cristiane Tabarro Borgo, se reuniu, na última terça-feira (19), com o chefe regional do IDR Paraná, Bruno Bruno Luis Krevoruczka, o técnico do IDR e a técnica do IDR de Imbituva, Rita Kusma.


Marina e Vanderlei, junto aos técnicos, realizaram a limpeza em volta da nascente da propriedade e em seguida fizeram a proteção do local com pedras, que permite a filtragem da água, e solo/cimento cobrindo toda a nascente, evitando futuras contaminações. Junto a parede de solo/cimento foram colocados canos para que a água escoe de forma segura e mantenha seu curso.


Esse projeto de Proteção de Nascentes é o maior já realizado a nível estadual e nacional, e tem como meta proteger 1.000 nascentes apenas este mês em comemoração ao Dia Nacional da Árvore.

Leia outras notícias