Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 14:37, 23°C

Obra financiada pelo Governo do Estado oferece espaço moderno para reforçar a proteção de crianças e adolescentes
Investimento faz parte do projeto de construção de Conselhos Tutelares (CTs) do Paraná - Foto: Esther Kremer

Sthefany Brandalise

O município de Imbituva celebrou a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar, uma conquista para a área de assistência social e proteção as crianças e adolescentes. A obra, que teve um investimento de R$ 1,2 mi realizado pelo Governo do Estado, proporciona um espaço moderno e funcional, preparado para atender com maior eficiência as demandas da comunidade e oferecer melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares.

O investimento faz parte do projeto de construção de Conselhos Tutelares (CTs), que ajuda a fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes no Estado. Os recursos são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e as obras são gerenciadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Família e das Cidades, que coordenam o processo de licitação, contratação e execução.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os espaços fortalecem a garantia de direitos das crianças e adolescentes do Paraná. “Essa é uma obra muito importante para a rede de proteção para crianças e adolescentes. Eu tenho rodado o Paraná afora e vejo locais tão acanhados, tão deficitários, o que às vezes aumenta o prejuízo, o dano para aquela criança e adolescente que precisa se expor em uma situação de violência, em uma situação de abuso e não tem nenhum local adequado para entrevista, para você conversar com essa pessoa. Por isso essa rede de proteção com local adequado é muito importante”, disse.

Celso Kubaski, prefeito de Imbituva, ressaltou importância da parceria com o Governo. “Foi um contato que nós tivemos em primeira mão com o governador Ratinho Júnior e com o secretário Rogério Carboni, no qual assinamos um convênio na Secretaria de Estado no qual entramos com o terreno e o Governo com o investimento. Nós estávamos em um local inadequado, inclusive não tinha liberdade para atender as famílias, as crianças que precisam ser ouvidas. E hoje nós estamos aqui, para a nossa felicidade, inaugurando um espaço amplo, moderno, com toda a segurança e todo o conforto para tanto os nossos conselheiros tutelares para atuar na proteção das crianças. Espaço bonito, que vai dar tranquilidade para que todos. Mais uma parceria com o Governo do Estado do Paraná”, disse.

A nova sede tem um projeto padrão desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades. Ela conta com uma área de 223 metros quadrados com recepção, cinco salas de atendimento, sala de uso múltiplo, além de vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno.
Além dos recursos financeiros para as obras, o Fundo Estadual para Infância deliberou, por meio do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, a destinação de R$ 110 mil para a compra de mobiliário para equipar os novos conselhos tutelares.

A secretária de Assistência Social, Cleide Aparecida Kubaski, expressou sua gratidão pelo projeto. “É uma vitória muito grande, agradecemos muito ao governo do estado por Imbituva ter sido contemplada. A gente estava em um espaço mínimo, junto com o CREAS, que não tinha privacidade nenhuma. E, desde que a gente assumiu, a gente tinha essa preocupação, porque a gente não tinha um lugar adequado para trabalhar. É uma felicidade muito grande ter uma sede como essa”.

Wilson Beraldo, conselheiro tutelar de Imbituva, também comemorou a conquista. “É uma conquista muito grande, porque sempre era aquela sala pequena, com espaço reduzido, não tinha liberdade para o próprio atendimento. É muito gratificante receber esse espaço, agora é trabalhar com o recurso mais adequado e garantir a segurança das crianças”, finaliza.

Leia outras notícias