Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 07:58, 16°C

As comunidades mais afetadas foram Bituva das Campinas e Avencal. Acompanhe algumas imagens das áreas atingidas:

Karina Ludvichak

Na tarde do último domingo (16), diversas regiões do estado foram afetas por pancadas de chuvas, descargas elétricas e ventos fortes. Na localidade que compreende o Angaí, Bituva e Avencal, em Fernandes Pinheiro, a chuva de granizo e as fortes correntes de vento causaram diversos prejuízos e contratempos aos moradores.

Os fortes ventos ocasionaram a queda de diversas árvores que acabaram bloqueando as estradas da região, onde as comunidades mais afetadas foram Bituva das Campinas e Avencal. As árvores caídas foram retiradas apenas na manhã de segunda-feira (17).

Vídeo: Arquivo Folha de Irati

Algumas residências e estruturas públicas foram afetadas, como a escola de Bituva das Campinas que foi destelhada e o posto de saúde em Bituva dos Machados que ficou com o piso totalmente alagado por conta do grande volume de chuva que passou por dentro da calha e escorreu pelas paredes.

Vídeo: Arquivo Folha de Irati

A queda de árvores comprometeu também a rede elétrica. Equipes da Prefeitura, funcionários e moradores locais realizaram a limpeza das propriedades e das estradas e fizeram o levantamento dos estragos durante a manhã desta segunda.

Mas o maior prejuízo foi nas lavouras. A equipe da Folha de Irati se dirigiu até a localidade e pode constatar que uma lavoura de soja, já próxima da colheita, por conta da chuva de granizo abriu as bainhas e os grãos caíram. Um dos moradores locais explicou que, após o sol secar a soja, as bainhas que ficaram na planta podem abrir e despejar no solo os grãos restantes.

Algumas lavouras de feijão que ainda estavam verdes foram totalmente destruídas, dando a impressão de que foram amassadas por uma máquina. Um agricultor local relata ter perdido 100% de sua plantação, já que o feijão estava próximo da colheita e, provavelmente, não conseguirá se reestruturar nos próximos dias.

Vídeo: Arquivo Folha de Irati

Leia outras notícias