Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 05:46, 16°C

Rascunho automático
Foto: Divulgação

Serão 60 dias em que as equipes devem analisar a situação da Prefeitura envolvendo todas as pastas

Esther Kremer

As tratativas para a transição do governo de Jorge Derbli para Emiliano Gomes já começaram. No início da semana as equipes se reuniram para uma primeira reunião. Ambos os grupos já divulgaram seus representantes, que foram formalmente anunciados em Diário Oficial. A partir de agora, serão realizadas as analises das cinco principais pastas, segundo Emiliano Gomes.

O atual prefeito, Jorge Derbli, expressou sua tranquilidade em relação à transição. Ele ressaltou a importância de manter a continuidade administrativa e se comprometeu a abrir as portas da Prefeitura para que a nova equipe tenha acesso completo a todos os processos e atos legais da gestão.

Segundo Derbli, “a transição está transcorrendo normalmente e em uma sintonia perfeita. O futuro prefeito Emiliano já demandou de uma equipe que vai fazer a transição por parte dele e nós também já formamos uma equipe. As duas equipes estão conversando entre si e fazendo a troca de informações necessárias para a transição. Tivemos conversas proveitosas e abrimos as portas da Prefeitura para que essa transição continue ocorrendo de forma tranquila”, disse.

O prefeito eleito, Emiliano Gomes, também comentou sobre o momento e disse que “a transição inicial foi muito tranquila, tivemos uma primeira reunião e já definimos cronograma de reuniões e de trabalho. O Jorge nos recebeu com tranquilidade e pacificidade, ele entende que devemos cumprir a legislação e acredito que não teremos problemas, sempre mantendo o diálogo”.

Transição de governo de Jorge Derbli para Emiliano Gomes já começou
Foto: Divulgação

O PROCESSO
O processo de transição de governo é de extrema importância para que se cumpra a democracia. Este é um processo que ocorre entre a eleição de um novo prefeito e a sua posse. Durante esse período, a equipe do governo que está saindo e a equipe do novo prefeito trabalham juntas para transferir informações, documentos e responsabilidades. O objetivo é garantir uma continuidade na gestão pública, facilitando a adaptação da nova administração e permitindo que ela conheça os projetos em andamento, o orçamento, os desafios e as prioridades da cidade.

Para o prefeito Jorge Derbli, o momento é importante para assegurar o futuro da cidade. “A futura gestão precisa ter conhecimento de todos os problemas, dos custos, número de funcionários, patrimônio, enfim, a atual situação financeira, administrativa e jurídica, para que não haja nenhuma surpresa. A minha transição, há oito anos atrás, foi de apenas dois dias. Agora, nós temos 60 dias para repassar as informações que a equipe de transição está solicitando, de uma forma amigável e confortável para ambos os lados”.

Para Emilinao Gomes, o processo é muito importante, até porque, ao fim dos 60 dias, a equipe precisa publicar um relatório de como a Prefeitura se encontra. “É um trabalho bastante delicado, bastante árduo, vai exigir bastante de nossa equipe, são muitos dados e muitas informações, mas é um processo necessário e que faz toda a diferença”, explica.

Os nomes que compõe a equipe de Emiliano Gomes são: Emiliano Augusto Rocha Gomes, Larissa Gimenez Mazepa, Anselmo Beraldo, Bruna Fernanda Jacinto, Eduardo Aaron Clazer, Hermano Victor Faustino C Mara, Oscar Luiz Muchau, Robson Cavassim Raffo e Sidnei Jonaldo Jorge.

Do lado da administração atual, a equipe é formada por: Carla Queiroz, Juarez Miguel da Silva, Daniele Cavalli, Newton Luiz Barbosa Ribas e Ismary Llanes Casanas.

Transição: o que resolver primeiro?
O processo de transição do governo garante a democracia – Foto: Secom Irati

CRONOGRAMA
Segundo explica o prefeito eleito, Emiliano, já foram definidos os cronogramas de reuniões e trabalhos para que a transição possa ocorrer dentro do prazo dos 60 dias. “Na sexta-feira (25), devem chegar os primeiros relatórios e a partir de terça-feira (29), nós vamos dar início às analises de cinco pastas da Prefeitura, sendo elas: Finanças, Administração, Procuradoria, Planejamento e Obras. Na sequência, estaremos recebendo outros relatórios, estaremos estudando as pastas, fazendo questionamento, enfim, trabalhando em sincronia com a equipe de transição do atual governo”, disse Gomes.

Jorge Derbli também falou sobre o cronograma da transição e disse que, “nós precisamos repassar tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer ainda no próximo ano. Estamos deixando obras em andamento e outras que ainda serão dadas a ordem de serviço, convênio, enfim, estamos passando a realidade da Prefeitura da maior transparência possível. As equipes já tem tudo em cronograma, para que tudo saia de forma tranquila e que tudo possa ser esclarecido”.

Este período de transição é importante, pois visa garantir que as mudanças ocorram de maneira suave, minimizando possíveis impactos negativos na gestão pública.

Leia outras notícias