Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 19:03, 21°C

Ex-secretária precisou deixar a pasta para adentrar na política Foto: Sthefany Brandalise

Ex-secretária precisou deixar a pasta para adentrar na política
Sthefany Brandalise

Na dinâmica política de Irati, o movimento de secretários municipais deixando seus cargos para adentrar na esfera política é uma realidade que está moldando o cenário local. Com o intuito de entender melhor os últimos anos de gestão e vislumbrar as expectativas para o futuro, a equipe da Folha de Irati conversou com os secretários municipais que estão prestes a embarcar em novos desafios políticos. Nesta edição, trazemos uma conversa com Sybil Dietrich, ex-secretária de Assistência Social, que ficou sete anos à frente da pasta.
Como o Complexo Social Cidade do Idoso contribui para Irati e para a Assistência Social?
“O Complexo Social do Idoso é um marco histórico, o ápice de uma política pública que vem dando certo. Isso é fruto de um trabalho de toda uma gestão, e que tem o apoio do governo do Estado, que contribuiu e sabe a importância desse complexo na cidade. Foi um investimento que dependeu de várias pessoas, mas que vem para Irati para selar o compromisso do poder público com a nossa população idosa. A gente quer que as pessoas idosas tenham as suas vidas com qualidade, ativas, protagonistas da sua história e se sintam parte da comunidade. Mostrando também que o município de Irati tem cuidado e tem protegido a nossa população idosa, disponibilizando ações para que ela possa ter dignidade e para que ela possa ser respeitada. Além disso, o espaço é ofertado para toda a região”, afirma Sybil.
Qual a importância de realizar atividades voltadas para os autistas?
“A gente vem trabalhando para trazer informação para a população, porque essa é a maior ferramenta para acabar com o preconceito. Nós buscamos que entendam as diferenças, para que ninguém seja excluído. E é isso que a gente vem fazendo nessas ações, mobilizando pessoas, nos unindo. E aí o projeto ganha mais voz, mais força, e a sociedade vai caminhando no caminho certo, que é a inclusão”, comenta Sybil.
Como a Secretaria da Mulher vem atuando para diminuir a violência em Irati?
“A gente tem mais de uma equipe especializada, porque temos mais de um serviço. Lá a mulher trabalha com a equipe, conversa para entender a situação em que vive, o que ela precisa superar, seja a questão financeira, seja questão de saúde, de trabalho e renda. Essa equipe faz um trabalho especializado juntamente com essa mulher, com a família, com o contexto comunitário também, para que a gente possa reduzir o número de mulheres vítimas de violência dentro do nosso município”, conta Sybyl.
Para assistir a entrevista completa, acesse o link:

Leia outras notícias