Sthefany Brandalise, com reportagem de Nilton Pabis
A Secretaria de Saúde de Irati, sob a liderança do secretário Nelso Antunes, mais conhecido como Nelsinho, tem passado por um processo de reestruturação com foco em ampliar o acesso à atenção primária e melhorar a organização da rede de serviços. Com mais de 400 servidores diretos, 32 unidades de atendimento e vários setores especializados, a pasta enfrenta o desafio de equilibrar a alta demanda com os recursos disponíveis. Desde que assumiu o cargo, Nelsinho tem implementado mudanças visando otimizar os fluxos, recuperar a confiança da população e garantir um sistema mais resolutivo.
“A saúde hoje é composta por 32 unidades, entre unidades básicas de saúde, pronto atendimento, unidades odontológicas, setor de transporte, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, setor de agendamentos. São mais de 400 funcionários diretos ligados a nós”, explicou o secretário ao iniciar sua avaliação sobre o atual momento da pasta.
Ao comentar sobre as mudanças implementadas, ele destacou que “assumimos com um volume de reclamações muito alto. Nosso foco tem sido reorganizar e estruturar melhor a rede. Quando eu assumi a Secretaria, nós fomos fazer a prestação de contas do último quadrimestre do ano passado, buscamos todos os dados que tínhamos, eu fiquei estarrecido ao perceber que a curva do atendimento de urgência e emergência especializada está quase 50% junto com a atenção primária. Quanto pior a atenção primária, pior a situação da saúde da população na urgência-emergência”, diz o secretário.
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UBS E FILAS DE ATENDIMENTO
Um dos avanços apontados por Nelson foi a ampliação dos horários de atendimento nas UBS. “Nós temos todas as unidades, pelo menos um dia por semana, com atendimento estendido até 20h30. É uma das formas de desafogar e de recuperar a população para a atenção primária. Eu gosto de falar que se você quer ser medicado, procure o pronto atendimento. Se você quer ser tratado, se você quer curar o teu problema ou estabilizar tem que ir na atenção primária. E é essa a nossa dificuldade hoje, retomar essa questão da atenção primária, convencer a população que esse fluxo é melhor”.
Sobre as filas no Pronto Atendimento, o secretário admitiu que ainda há dificuldades em determinados horários. “Tem algumas situações, às vezes, que fogem do nosso controle. São dois médicos por turno de 12 horas. Então, os problemas crônicos que nós temos são alguns horários de picos, alguns dias ou feriados que pessoal se dirige ao pronto atendimento. Temos casos também quanto à regulação do SAMU, onde muitos pacientes com estado grave vão para o pronto atendimento. O que nós não podemos é mandar o paciente para casa, nós vamos cuidar. Não é culpa da equipe, da Secretaria Municipal, da Prefeitura de Irati e do Estado, são as vagas que nós temos”, comenta Nelson.
Em relação às filas por exames e especialidades, ele apontou que “normalmente não se zera, porque um procedimento gera dois, três. Mas a gente precisa reduzir muito esse tempo de espera, porém em algumas áreas é muito difícil. Nós temos hoje, perto de 14.000 a 15.000 procedimentos em fila de espera. Esses procedimentos incluem exames de alta complexidade, consultas especializadas, cirurgias. Por isso nós pretendemos melhorar a resolutividade dos médicos nas unidades básicas de saúde, que são eles que encaminham essa demanda para a fila especializada”, diz Nelson.
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“Assumimos com um volume de reclamações muito alto. Nosso foco tem sido reorganizar e estruturar melhor a rede” – Nelson Antunes
APOIO DE LIDERANÇAS
Ao falar sobre os apoios recebidos por parte de lideranças estaduais, o secretário destacou o trabalho conjunto com parlamentares e secretários que têm contribuído com a pasta “Os que têm tido contato conosco e estão nos ajudando bastante é o secretário Beto Preto, que está à frente da Secretaria de Saúde do Estado. O deputado Hussein Bakri também tem nos atendido muito, a equipe dele tem trabalhado muito em todas as áreas do município, não só na saúde. Mas a gente tem que destacar também que existe uma promessa de recursos do Sandro Alex. O Romanelli também colocou algumas emendas para nós de equipamentos. O Aliel também está nos entregando uma ambulância e estamos conversando com ele para conseguir outras emendas. O Moacir Fadel também ajudou a Santa Casa com recursos, equipamentos e tudo mais. O Alexandre Curi também foi um dos primeiros, inclusive, estamos aguardando, tem uma promessa, uma emenda, inclusive para ajudar no trabalho das filas”.
PAM – PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL
Irati também contará com um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), e, segundo Nelsinho, o município está em fase final de definição do terreno. “Nós estamos em processo final na definição do terreno. Vai sair uma no Nhapindazal e uma no Centro, então, em termos de estruturação física, nós vamos estar em uma situação bem confortável. Estamos em fase final da definição do terreno e os projetos para a liberação definitiva dos recursos e fazer a licitação para o início das obras”, disse.
Durante a entrevista, também foi abordado a reorganização de cargos na rede municipal de saúde. Nelsinho explicou que alguns profissionais que estavam em desvio de função retornarão às suas atividades originais. “Nós temos alguns casos que estavam em desvio de função e vão voltar para suas atividades. E assim, não é perseguição política, administrativa nem nada. Mas é que, no desenho da atenção primária de saúde, são os profissionais fundamentais para que a gente consiga atingir os objetivos nossos. Eles são fundamentais para a atenção primária de saúde funcionar. São eles os responsáveis por todas as informações que vai fazer o sistema funcionar”, afirma.
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Nelsinho finalizou destacando o apoio da equipe da Prefeitura. “A Larissa é de fundamental importância, a nossa vice-prefeita, médica, ex-chefe da Regional de Saúde, profissional do SAMU, trabalha em urgência e emergência, foi médica no município então ela tem um conhecimento muito grande na área de saúde. Prefeito Emiliano, não posso deixar de comentar, principalmente a disponibilidade de ouvir. Ele tem sido um cara muito presente, cobra de todos os secretários muito comprometimento e muito resultado, mas também ele tem uma disponibilidade muito grande de ouvir. Ele busca entender o sistema, porque principalmente nesse processo de mudança, muitas vezes, a gente vai tomar atitudes que vai desagradar, então antes de tomar qualquer atitude de nível político, de nível gerencial da prefeitura, ele procura nos ouvir”, finaliza.