Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 00:29, 20°C

O projeto Conscientizar + acontece em parceria com o Hospital Erasto Gaertner

Esther Kremer

A Secretaria de Saúde de Rio Azul, em parceria com o Hospital Erasto Gaertner, está provendo o programa Conscientizar + que tem como objetivo principal a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.

O programa oferece a todos palestras educativas, educação em saúde, ações preventivas, ações de impacto, ação espontânea, eventos sobre o tema e campanhas para o rastreamento e diagnóstico.

A principal forma de rastreamento, feito pelas equipes de saúde, é baseado em um questionário sobre dados pessoais, predisposições a doenças, sintomas e etc, que é disponibilizado por meio de um link. Após, a equipe do Conscientizar + vai analisar estes dados e repassar ao entrevistado o resultado, caso algum sinal de alerta seja detectado, a pessoa é chamada para realizar uma avaliação.

A secretária da pasta, Cristina Schvaidak, comentou sobre o projeto e a importância para a saúde dos munícipes. “É muito importante, precisamos divulgar ao máximo para que possamos fazer este rastreamento. Diagnóstico precoce salva vida, então devemos cuidar da nossa saúde”. 

“As chances de cura aumentam muito com o diagnóstico precoce”

-Shirlei Suss

Além do programa de prevenção, o projeto abrange diversas ações voltadas a saúde da população. As palestras educativas abordam temas sobre qualidade de vida, bem-estar e ações de combate ao câncer.  Os eventos educativos são baseados em palestras, dinâmicas, exposição de conteúdo e até mesmo ações de campo como o rastreio em busca de diagnósticos.

“Eu tenho certeza que o diagnóstico precoce salva vidas”

-Cristina Schvaidak

A coordenadora médica do programa, Dra. Shirlei Suss, comenta sobre a importância da parceria entre o Hospital Erasto Gaertner e a 4ª Regional de Saúde. “As pessoas devem participar do programa, se cadastrarem e responderem o questionário sobre os principais tipos de câncer para que, assim, possamos identificar as pessoas que precisam ser avaliadas com enfoque em oncologia”, disse.

Ainda, Shirlei explica que o diagnóstico precoce é uma das fases mais importantes do combate ao câncer. “O tratamento efetivo vai se estabelecer o quanto antes e, isto sim, faz com que as chances de curas de doenças aumentem significativamente”, finaliza.

Leia outras notícias