Irati PR, 19:41, 26°C

Avaliação nacional medirá o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e contará com participação de alunos do 5º e 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio
Foto: Reprodução GOV

Sthefany Brandalise

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será realizado em todo o Brasil entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, com a participação dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A prova, organizada pelo Inep, tem como objetivo medir a qualidade da educação básica no país, servindo de referência para políticas públicas e avaliação das redes de ensino.

Em entrevista à Folha de Irati, o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, Moacir Bortolozzo, destacou a importância do exame, explicou como ele será aplicado e reforçou o papel da comunidade escolar na preparação dos estudantes. Segundo ele, a prova é uma “fotografia” do aprendizado e ajuda a compreender como está o desempenho dos alunos em momentos decisivos da trajetória escolar.

Moacir enfatizou a relevância da participação dos alunos não apenas no dia da prova, mas também na rotina escolar. “A partir do momento que o aluno faz a avaliação, ele vai gerar uma média para o estado, para o Brasil e para o município. É extremamente importante a participação do aluno na escola, todo dia, não só na realização da prova. Vai ser feito uma média entre a avaliação e a aprovação. Então é muito importante o aluno estar na escola, e quanto mais ele aprender, ele estará melhor na escola, no Saeb, e também sendo aprovado. Este nível vai fazer com que apareça a nota para a escola, para o Estado do Paraná e para o Brasil”, afirma.

Outro ponto destacado foi o uso das plataformas digitais no processo de aprendizagem. Para Moacir, elas não substituem o trabalho dos professores, mas são aliadas fundamentais. “A educação é um todo. E as plataformas vieram para contribuir para o aprendizado do aluno. Elas são muito importantes, porque nós estamos em um mundo digital, e as plataformas trouxeram esses meios digitais para a escola. Ele complementa a sala de aula, a sala de aula é complementada pela plataforma”.

Chefe do Núcleo Regional de Educação destacou a importância do exame – Foto: Sthefany Brandalise

Moacir também comentou sobre o esforço das escolas da região. “As escolas vêm trabalhando de maneira muito fortalecida. O núcleo trabalha em parceria com as escolas, com os diretores, com as equipes, com os professores. É claro que sempre a gente trabalha para melhorar. Nós nunca ficamos parados, sempre buscamos o melhor”, disse.

Encerrando a entrevista, Moacir deixou uma mensagem de motivação para alunos e famílias. “Trabalhem fortalecidos, alunos. Sabemos o quanto é importante o trabalho do professor, do diretor, dos funcionários, das pedagogas, daquele conjunto das pessoas que trabalham dentro da escola e o quanto é importante o aluno estar na escola. Então, pais, mães, tios, avós, família, mande seu filho para a escola. Percebam que a prova do SAEB é extremamente importante. Nós precisamos fazer uma educação cada vez melhor, fazer a educação paranaense a melhor possível, a melhor educação do Brasil”.

Além de Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb 2025 traz novidades voltadas para a inclusão e acessibilidade. As provas estarão disponíveis em braile, letras ampliadas e com apoio de ledor para estudantes com deficiência visual. Também haverá a coleta de informações sobre transtornos de aprendizagem, permitindo que os resultados reflitam de forma mais justa a realidade educacional.

A avaliação será complementada por questionários aplicados a professores, diretores, secretarias de educação e famílias, ampliando a visão sobre fatores que influenciam o aprendizado. A expectativa é que, com os resultados, seja possível oferecer subsídios para novas políticas públicas, fortalecer a gestão escolar e valorizar práticas que promovam equidade, inovação e cidadania dentro das escolas brasileiras.

Leia outras notícias