Irati PR, 01:02, 15°C

O 35º Rodeio de Integração de Irati segue até domingo (13) com programação campeira e artística durante o dia todo
Foto: Secom

Esther Kremer

O município de Irati está sediando, neste final de semana, o 35º Rodeio de Integração, o evento que reúne centenas de competidores e visitantes e acontece como forma de manter o tradicionalismo da região. Considerado um dos maiores rodeios do Paraná, o evento marca o aniversário de 118 anos da cidade e movimenta não apenas o CT Willy Laars, mas também toda a economia local. Ainda, há um grande destaque, pois, este ano, o Rodeio de Irati completa 40 anos, destes, 35 são de integração.

O prefeito Emiliano Gomes destacou o trabalho de revitalização feito para o evento. “O pessoal está em obras, não é só na casa do prefeito. Os maquinários estão em todo lugar, na pista de laço, melhorias no banheiro, há o parquinho, a movimentação está intensa como um todo no CT. Tudo para entregar algo com qualidade”, afirmou.

Em relação a movimentação do comércio, o prefeito também ressaltou a novidade deste ano ao credenciar o comércio local para atuar no rodeio. “Estamos abrindo margem para o nosso comerciante poder estar aqui dentro. Estou bem contente porque já vemos os comerciantes colocando suas barracas no CT e estamos bem animados com isso”.

Ainda, segundo Gomes, o rodeio movimenta a economia da cidade, onde destaca a lotação da rede hoteleira. “Movimenta hotel, airbnb, aluguel de casas, apartamento e tudo isso injeta recurso na economia local e a cidade só tem a ganhar”, afirmou. Ele ainda incentivou os moradores a alugarem quartos ou espaços por meio de plataformas digitais.

Competições Campeiras com Participação Recorde

Responsável pela coordenação da Invernada Campeira, o patrão Ivo Rossa informou que são esperadas cerca de 200 equipes, totalizando mais de mil competidores em diversas modalidades de laço. “No ano passado deu 180 equipes. Esse ano talvez supere um pouco. Só da nossa região são 130 equipes fechadas”, disse.

As competições distribuem prêmios de acordo com o número de inscritos. Destaque para o “Duelo dos Mil Reais”, realizado na sexta-feira (11), com premiação de R$ 24 mil. As disputas continuam no sábado (12) com categorias por força (A, B, C e D), incluindo modalidades como Laço de Prenda, Guri, Juvenil, Prendinha e Piá”.

Em resposta a questionamentos sobre o bem-estar animal, Ivo explicou que há rigorosos cuidados com os cavalos e com o gado. “Os cavalos são bem zelados, com todos os exames e vacinas em dia. Em relação ao gado, esse ano vai ter um trato animal diferenciado, com silagem, ração, água fresca e separação dos que se machucam”, disse. A organização contratou aproximadamente 500 cabeças de gado, com margem extra de 10%.

Retomada da Invernada Artística

Após um ano de pausa, a programação artística retorna ao rodeio com apresentações de música, dança e poesia. Segundo os organizadores Juliana Ceccatto e Marcelo de Ávila, o evento neste ano é regionalizado, reunindo CTGs da primeira, segunda e sexta regiões tradicionalistas. “É um passo inicial para retomarmos com força o movimento artístico que sempre tivemos aqui”, disse Marcelo.

Juliana contou que a preparação levou dois meses e que nove CTGs se inscreveram, incluindo uma família vinda do Rio Grande do Sul. “O filho deles irá participar da modalidade de gaita ponto e gaita piano. Acredito que será algo simples, mas não deixará de ter o brilho que o povo procura”, afirmou.

A parte artística é apontada como essencial para manter viva a tradição. “Irati já teve cinco CTGs de artística e hoje não temos nenhum. Mas se dentro de um CTG existe alguém que declama ou canta, a artística está viva”, disse Juliana.

Para finalizar, o prefeito deixou uma mensagem convidando a população para participar do evento. “A casa é de vocês, de quem gosta de rodeio, de quem simpatiza por essa tradição, é sempre bem-vindo e eu tenho certeza que, juntos, a gente vai fortalecer mais ainda essa cultura, essa tradição que encanta a todos nós. Vamos todos participar”.

Leia outras notícias