Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 15:20, 23°C

Um grupo espanhol demonstrou interesse em investir na cadeia produtiva da olivicultura no Brasil
Reunião da Olivapar debate futuros investimentos na agricultura da região
Prefeito e secretário de Agricultura de Irati participaram da reunião - Foto: Reprodução

Leandro Bianco

A Associação dos Produtores de Oliveira do Paraná (Olivapar) realizou, na sexta-feira (22), em Curitiba, uma reunião para discutir sobre um possível investimento de um grupo espanhol interessado em impulsionar a cadeia produtiva da olivicultura no Brasil, especialmente na região centro-sul do Paraná. Esse aporte seria de grande importância para o desenvolvimento de novas oportunidades para os pequenos e médios produtores.

Participaram de reunião o presidente da Olivapar, Márcio Thomaz, juntamente com os demais diretores da associação, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o secretário de Agropecuária, Segurança Alimentar e Abastecimento de Irati, Alessandro Trybek, e o coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da CONTRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), Marcos Rochinski, que representou o grupo espanhol.

O agricultor iratiense Márcio Thomaz, pioneiro no cultivo de oliveiras no município e presidente da Olivapar, comenta a respeito da conclusão da fábrica para o processamento da produção de oliveiras em Irati e das expectativas em relação aos futuros investimentos na cultura. “Está sendo finalizado uma indústria de moagem de azeitonas para óleo de oliva em Irati. Além disso, esperamos possíveis investimentos estrangeiros de grande porte para o plantio, a comercialização e desenvolvimento da cultura oleícola no estado”, conta.

Sobre a importância desse investimento e o potencial do cultivo de oliveiras para a região, o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, disse: “Queremos difundir essa cultura, porque pode ser uma alternativa, especialmente para pequenas propriedades. O agricultor que tem um pedaço de terra sem uso poderá plantar oliveiras e vender as azeitonas em Irati, após a conclusão da fábrica. E, se esse grupo espanhol vier, se encantar pela região e decidir investir aqui, certamente isso trará uma reviravolta para a agricultura familiar, inclusive na região da Amcespar”.

O secretário de Agricultura de Irati, Alessandro Trybek também destacou a relevância da reunião, pensando em fomentar a agricultura regional. “Participamos, enquanto Secretaria de Agricultura, visando agregar forças junto a associação, para o desenvolvimento da produção de oliva na nossa região. É uma forma de discutir e fomentar a agricultura do município e de toda nossa região, incluindo os outros municípios, na busca de incentivos, parcerias e meios para que a produção de oliva cresça na nossa região”, ressalta o secretário.

OLIVAPAR

A Associação dos Produtores de Oliveira do Paraná (Olivapar) foi instituída durante a 3ª Expo Irati e tem como objetivos atuar em parceria com as instituições nacionais ou internacionais, visando captar recursos, identificar oportunidades e otimizar seu uso, com o intuito de constituir processos e metodologias de produção, promoção e comercialização do azeite das diversas regiões do estado do Paraná, sustentando o desenvolvimento econômico, cultural e social.Atualmente, 15 produtores de diferentes regiões do estado fazem parte da associação.

Leia outras notícias