Esther Kremer
A Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Casa da Cultura e a Prefeitura, realizou um Desfile Cívico em comemoração aos 151 anos do município e também a Proclamação da República. O evento voltou a acontecer depois de 10 anos e teve como tema “Imbituva, terra querida”.
O desfile contou com a participação de 2 mil alunos e mais de 3 mil expectadores. A história de Imbituva foi o tema abordado pelas escolas. O evento teve início na Rua Getúlio Vargas e percorreu o trecho entre as Ruas Fernandes Pinheiro e Jacobe Brener. Todas as escolas municipais, particulares e estaduais participaram, assim como a Banda Marcial Abilio de Bastos, a Fanfarra Santa Terezinha e mais duas fanfarras convidadas.
O prefeito do município, Celso Kubaski, esteve presente no evento e disse que “é uma data muito importante, gostaríamos de ter feito antes este desfile, mas devido a pandemia não pudemos realizar. Um dos nossos compromissos de campanha era retomar as atividades cívicas e conseguimos cumprir, é um momento muito alegre e festivo para os nossos alunos e toda a população”.
O vice-prefeito da cidade e secretário de Educação e Cultura, Zaqueu Bobato, foi um dos organizadores do evento e comentou sobre o ato cívico. “É um momento de muita alegria para nós. Quero agradecer a cada professor, pedagoga e diretora escolar. É muito bonito ver o envolvimento das nossas crianças neste momento. Por trás de cada desfile cívico tem respeito, o civismo, o amor e o compromisso para com o município”, disse.
O diretor do Departamento de Cultura, Edvan Eron Lovato, também foi um dos organizadores do desfile e falou sobre o momento. “É com grande alegria que recebemos todos neste evento, que é algo muito aguardado e que representa muito orgulho para nós, estamos resgatando esta tradição para ficar na memória de todos”, finaliza.