Dr. Luiz Ângelo Fornazari afirmou que a Santa Casa de Irati está esquecida pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde, que tanto sacrifica os hospitais que fazem atendimento do SUS
Assessoria Câmara Municipal de Irati
Atendendo um convite do Presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte, a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 29 de outubro, foi utilizada pelo Provedor da Santa Casa de Irati, Dr. Ladislau Obrzut Neto e pelo Diretor do Conselho Deliberativo, Dr. Luiz Ângelo Fornazari, que discorreram sobre a crise financeira enfrentada pela entidade. A Sessão foi acompanhada pela Direção e funcionários do Hospital.
Dr. Luiz Ângelo Fornazari afirmou que a Santa Casa de Irati está esquecida pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde, que tanto sacrifica os hospitais que fazem atendimento do SUS. “O Sistema exige muito e paga pouco. Os procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde dificilmente cobrem a despesa do material utilizado, das roupas de cama, lavanderia, alimentação, etc. Nossos atendimentos são mais de 80% SUS, portanto, os atendimentos de convênios e particulares não nos permitem ter renda extra para cobrir o furo do SUS. Os acompanhantes de mulheres que estão em trabalho de parto, fazem quatro refeições por dia e o hospital é obrigado a dar, nos demais setores mesma coisa, e isso não está incluso no pagamento. Estou no Hospital desde 1988, e desde a década de 80, vejo a Santa Casa em dificuldade. Quando eu era menor, via meu pai lutando pelo hospital correndo atrás de recursos”, lamentou.
“Por isso estamos aqui recorrendo aos parlamentares que representam o povo. Todos nós precisamos do hospital. Estamos buscando sensibilizar o poder público e a nossa população para que todos possamos reconhecer a importância da nossa Santa Casa, que atende toda a região. Peço que vocês vereadores possam ser a nossa voz perante os seus representantes nos níveis estadual e federal. Precisamos manter o Hospital em pé”, clamou Luiz Ângelo.
Dr. Ladislao contou que os problemas de saúde sempre existiram e relatou as dificuldades desde o início do Hospital. “Em 1931 surgiu a primeira campanha para construção do Hospital e em 1939 iniciou a tão sonhada obra. O discurso de inauguração feita pelo do Sr. Airton enfatizou que a união da comunidade, o esforço de forças e uma pequena parcela pública foram responsáveis pela construção. Todo este tempo a entidade se manteve por meio de doações da comunidade. Em 1960, tivemos um Conselho representativo, formado por famílias iratienses, representantes de empresas fortes no município, os quais faziam doações à Santa Casa e a participação dos governos continuava sendo mínima. Em 1941, tivemos a primeira crise do Hospital, e houve um movimento social da comunidade com arrecadação de dinheiro e ela foi suprida”. O provedor destacou que todas as crianças da região nascem na entidade, e afirmou que a participação dos municípios com recursos não existe, “somente o prefeito de Irati, Jorge Derbli, nos ajuda. Estamos com as portas abertas para demonstrar todas as nossas planilhas, receitas e despesas. Precisamos de ajuda urgente”.
O Presidente Dr. João se pronunciou dizendo que tem o prazer e a honra de trabalhar neste hospital desde que chegou na cidade. “Desde que cheguei aqui à situação da Santa Casa vem piorando. Aumentam as obrigações, mas a arrecadação continua a mesma. Recebi metade do meu salário, da minha produção, de junho, eu e todos os outros médicos, lembrando que já estamos quase em novembro. E nem por isso deixamos de atender as pessoas com amor e carinho. Tenho orgulho de ser diretor clínico neste Hospital. Em nome da Santa Casa, peço encarecidamente aos vereadores que ajudem a entidade, cada um de nós tem o seu deputado e aceso a secretários de estado, esqueçam lados políticos e pensem no Hospital. Todos nós ou nossos familiares já precisaram de atendimento. O Hospital precisa de ajuda, carece de dinheiro para continuar oferecendo os trabalhos. Estamos prestes a suspender alguns serviços precisamos de ajuda urgente. Agradeço o auxílio do prefeito Jorge Derbli e lamentamos
a falta de apoio dos demais prefeitos da região”, finalizou.
O Presidente agradeceu a presença do Dr. Ladislao e do Dr. Luiz Ângelo, reiterando que esta Casa de Leis está sempre a disposição para trabalhar em prol da saúde e de uma melhor qualidade de vida para a população da cidade e região.