Na última quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Prudentópolis foi palco de um encontro especial e acolhedor com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento “Entendendo Melhor o Autismo” reuniu profissionais da saúde, autoridades, famílias e a comunidade em geral em um bate-papo rico em informações e empatia.
Com uma proposta leve e informativa, o encontro teve como objetivo ampliar a compreensão sobre o autismo, combater o preconceito e promover uma sociedade mais inclusiva. As palestras foram conduzidas por duas especialistas que compartilharam seus conhecimentos de forma acessível e acolhedora.
A médica pediatra Dra. Alessandra K. Calixto Hladki, com residência em neurologia pediátrica e atuação em Ponta Grossa, e a psicóloga Monica Eliane Guil, especialista em neuropsicologia e psicologia escolar/educacional, abordaram temas como os sinais do autismo, a importância do diagnóstico precoce, o papel das famílias e escolas no processo de inclusão, e os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA no dia a dia.
Estiveram presentes a Primeira-dama Sra. Beatriz Ap. Klosowski, o vereador Valdecir Antônio e sua esposa Lindsen, a secretária municipal de Educação Jane Grande, a secretária de Assistência Social Jane Polli, o secretário municipal de Saúde Marcelo Hohl Mazurechen e o médico Dr. Canderói Mainardes, que também já foi vereador e atua há muitos anos na comunidade e também a representantes da APAE de Prudentópolis.
O evento foi realizado com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, da Prefeitura de Prudentópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso da cidade com a promoção da inclusão e do acolhimento.