Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 14:31, 18°C

Dois projetos do município relacionados à atenção primária à saúde foram premiados
A gestão municipal inaugurou uma nova unidade Estratégia de Saúde da Família na quinta-feira, dia 25 - Foto: Sec. Municipal de Saúde de Prudentópolis

Daniela Valenga

A Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis teve dois projetos vencedores e premiados no 7° Prêmio Inova Saúde Paraná, pelo Congresso Paranaense de Saúde Pública 2022.
Um dos trabalhos premiados falava sobre a territorialização em saúde como instrumento de organização e ampliação do acesso à Atenção Primária à Saúde ( APS ) no município. O segundo, tratava sobre as atividades realizadas pela equipe multidisciplinar da atenção primária à saúde na rede de atenção psicossocial.
O Prêmio Inova Saúde Paraná avalia e premia diversos projetos desenvolvidos na área de saúde pública de todo o Paraná. O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, destaca que a premiação dos trabalhos é um reconhecimento importante para a gestão municipal.
“Nos traz uma grande alegria pois é o reconhecimento do esforço das nossas equipes e em buscar o aperfeiçoamento constante nos nossos serviços, sabemos que temos muito a avançar, mas esses reconhecimentos nos garantem que estamos no caminho certo”, ressalta.
Nova ESF
Prudentópolis está próxima da meta de cobertura da saúde básica em 100% do território municipal. Na quinta-feira (25) foi inaugurada mais uma unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Rio D’Areia. A reforma e adequação do espaço, além da aquisição de novos mobiliários e equipamentos, foram realizados com recursos próprios da prefeitura.

A unidade recebeu o nome de “ESF – Laudelina Queiroz dos Santos”, em homenagem à moradora da comunidade que ao longo da vida, como parteira, ajudou mais de mil bebês a nascerem.
Márcia Márcia Snak Ladika, moradora da localidade, diz que a unidade de saúde foi muito esperada pela comunidade. “Através da nossa unidade, o atendimento melhorou porque eles aceleram o atendimento fora do município quando é necessário, não fica aquela fila congestionada de vários anos para fazer exames e consultas como ficava quando só tinha a unidade no centro”, descreve.


Leia outras notícias