Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 12:26, 21°C

Professores e estudantes têm um período com atividades diferentes que une diversão e aprendizado
Professores criadores de “Os Cumpadi” unem diversão e aprendizado no projeto Riso e Movimento - Foto: Jaqueline Lopes

Jaqueline Lopes

Um projeto de interação com as crianças acontece em Rio Azul toda sexta-feira. Os professores criadores dos personagens “Os Cumpadi” animam os alunos com muita música e atividades, unindo diversão e aprendizado, que fazem os estudantes terem momentos de descontração durante as aulas.


Adão José Amorim e Marcos Duda são os criadores dos personagens “Os Cumpadis” em Rio Azul, e realizam o projeto “Riso e Movimento” nas escolas municipais Vanda Hessel e Santo Antonio, no interior do município, na Barra da Cachoeira. Eles levam música e teatro para todos os alunos e funcionários das duas escolas.
“Tem que dar risada e se movimentar. As crianças gostam, pulam, fazem exercícios que é bom. Esse momento é para isso, também fazemos de acordo com o que está acontecendo, teve a Independência do Brasil, Dia dos Pais, das Mães, são vários temas. Nós nos divertimos e aprendemos junto com as crianças”, comentam os criados de “Os Cumpadi”.


De acordo com a diretora da Escola Municipal Vanda Hessel, Andreia Surmacz Valentim, este tipo de atividade auxilia no aprendizado dos alunos, pois é uma atividade física que ajuda na concentração, nos movimentos das crianças, trabalha a lateralidade para estarem distinguindo direita e esquerda, entre outros benefícios. “Esse projeto não atrapalha nas aulas, esse momento só tem a contribuir na aprendizagem. Estarei auxiliando e incentivando os professores a continuar”, disse. Ante do Riso e Movimento, o mesmo horário, a escola tinha o projeto chamado Mexe-mexe, porém a professora responsável está de licença, e quando o professor Adão Amorim assumiu, iniciou com “Os Cumpadi”.


Para a secretária de Educação, Adriana Rymsza, o projeto surgiu no momento em que era preciso algo diferente entre professor e escola, que foi na pandemia, e a pasta deu continuidade e apoio para a ação. “É uma forma das crianças interagirem de uma maneira divertida, com conteúdos, e podemos ver como elas gostam e se divertem”, disse a secretária.


A intenção da Secretaria é levar este projeto para todas as escolas do município. “As crianças gostam muito, é necessário uma interação maior. Não é mais um projeto de uma escola, é da educação municipal”, observa a Adriana.


OS CUMPADI
Os personagens são dois caipiras, inspirados nas quadrilhas, têm um vocabulário simples e o professor Marcos é o mais “sem conhecimento”, Adão tem um pouco mais, e vai explicando de maneira fácil para o aluno entender. Foram criados na pandemia quando as aulas aconteciam de forma remota. Eles começaram a gravar vídeos com as atividades e as crianças faziam junto, em casa. Esta foi uma forma em que os professores encontraram de ensinar enquanto as crianças não podiam estar em sala de aula, e teve continuidade dentro das escolas.


OUTRO PROJETO
A Escola Vanda Hessel também tem outros projetos de interação. A mesma professora de Educação Física, que está de licença no momento, realiza o Atletismo. Depois da atividade de movimento, ela faz o treino com as crianças e elas saem para concorrer representando a escola e o município dentro da modalidade.

Leia outras notícias