Sthefany Brandalise
A Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto de Desenvolvimento Rural de Fernandes Pinheiro (IDR-PR), desenvolveram um projeto de fruticultura no município. Ele teve início em julho de 2022 e em 2023, aproximadamente,1.650 mudas de pêssego foram distribuídas para 15 produtores da região.
O IDR-PR oferece todo o suporte para os produtores, desde cursos, orientações e visitas técnicas para que o cultivo seja feito da maneira correta. “O IDR- PR faz a parte técnica, nós orientamos os produtores, damos cursos de capacitação, fazemos excursões no centro de pesquisa e ajudamos na continuidade do projeto. Nós temos a responsabilidade de continuar o projeto, fazendo visitas e reuniões. Como é algo diferente para os produtores, jamais vamos deixar eles na mão”, comenta José Kalusz, técnico do IDR-PR.
O parceiro comprador dos pêssegos é Eugênio Demczuk, ele quem faz a fomentação das mudas e a distribuição para os agricultores. Essas mudas são compradas no segundo ano de produção, e recolhidas pela Prefeitura. “Depois de várias reuniões conseguimos aplicar o projeto aqui em Fernandes, eu providenciei as mudas e investi para ter o retorno em frutas. Fui muito bem acolhido aqui na cidade”, comenta Demczuk.
Vinícius Viegandt Sausen, um dos produtores envolvidos, conta que o projeto traz muitos benefícios para a comunidade e para os produtores. “Foram realizados cursos e dias de campo para instruir os produtores. Uma empresa local, que trabalha com comércio de frutas, forneceu as mudas e o pagamento será com a produção. Dando assim uma maior segurança de venda garantida. E é dessa maneira que podemos investir nesse cultivo, pelo fato de termos assistência técnica e o comércio para as frutas produzidas”, disse.
Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, comenta que o projeto vai fortalecer a economia do município e da agricultura familiar. “O projeto de fruticultura, mais especificamente a produção de pêssegos, tem por objetivo viabilizar e auxiliar no ganho econômico das pequenas propriedades. São 15 famílias que estão sendo inseridas neste programa. Esperamos que seja o início de um grande e belo projeto e que assim possamos fortalecer a economia do município, principalmente da agricultura familiar”, disse.
Luciele Scheidt, diretora do Departamento de Agricultura, comenta sobre a importância do projeto para os pequenos produtores. “A importância se dá através da diversificação das pequenas propriedades e isso ajuda principalmente o pequeno produtor”, afirma.