Ana Mattos
A prefeitura de Paulo Frontin busca incentivar ainda mais o trabalho no campo por meio do programa Jovem Aprendiz Agricultor (JAA). Em uma parceria da prefeitura e da SENAR-PR, o objetivo central do JAA é proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos sobre as diversas possibilidades no setor agrícola, despertando neles uma visão empreendedora e incentivando a busca por soluções inovadoras no setor, com início programado para 14 de abril.
A Instrutora SENAR-PR Engenheira Agrônoma Suzane Berenice Eckert, explica que o programa JAA- Jovem Agricultor Aprendiz, oferecido pelo SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem por objetivo proporcionar aos jovens conhecimentos e oportunidades que a agricultura e pecuária tem a oferecer, despertando a visão profissional e a capacidade empreendedora para os jovens. “Durante o curso aprendemos sobre práticas agrícolas, manejo e conservação dos solos e recursos naturais, tecnologias utilizadas na agricultura, gestão de pessoas, mercado de trabalho, trabalho em equipe e para finalizar a ação empreendedora, onde os jovens trabalham seus sonhos e a realização dos mesmos”, ressalta Suzane.
As aulas irão ocorrer na sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, o curso abrange temas como gestão rural, técnicas agrícolas modernas e práticas sustentáveis, visando promover uma compreensão completa do ambiente rural e suas dinâmicas. As aulas são dinâmicas, utilizando metodologias ativas. Totalmente gratuito e ofertado pelo SENAR-PR em parceria com os Colégios Estaduais e prefeituras, Conta com certificação e carga horária de 144 horas e participantes com idade de 13 a 18 anos.
Ao longo do curso, o JAA também busca reforçar a importância do empreendedorismo rural, estimulando os jovens a pensarem além das fronteiras da agricultura tradicional e a considerarem oportunidades de negócios que podem ser exploradas no universo agrícola.
O Jovem Aprendiz Agricultor representa uma chance única de transformação para aqueles que desejam se inserir de forma mais qualificada e consciente no mercado agrícola, contribuindo para o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e inovadoras no campo. Além do JAA o SENAR-PR possui um catálogo com mais de 250 cursos totalmente gratuitos e com certificação.
Mais informações:
Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no CRAS ou pelos seguintes números de contato: (42) 9944-2036 e (42) 9977-4151.