Confira como foi a primeira edição do melhor festival de churrasco e música do Sul
Leticia H. Pabis
No último sábado (09), no Espaço Santo Fole, aconteceu a 1ª edição do Devora Steak Show, o melhor festival de churrasco e música do Sul. O evento surgiu de uma parceria do Santo Fole com a WA Steak House.
Paulinho Pezak, músico e um dos idealizadores do evento, contou sobre como surgiu a ideia do Devora. “Isso é um sonho que a gente tinha, eu junto com o Alemão da WA Steak House. Tínhamos a vontade de fazer um evento voltado para o mercado da carne e o Walter já está bem mais por dentro disso, né? Então eu uni a minha parte com shows e ele entrou com a parte de assados. Este é só o primeiro, se Deus quiser, de muitos, podemos esperar mais estações, mais shows e mais pessoas também para as próximas edições”, disse Paulinho.
O evento contou com 12 horas de open food, oito estações com diferentes tipos de carnes, presença VIP de alguns dos melhores assadores do Brasil, espaço kids, música ao vivo por conta de Tiago Ribeiro e de Julio Padovani no período da tarde, e à noite as apresentações da banda Santo Fole e da banda de pagode Atitude 67, reunindo grande público durante todo o evento.
“Eu sempre gostei deste tipo de evento, e achei que para Irati cabia um evento de churrasco. Então começamos a entrar em contato com amigos desta mesma área, o Paulinho já havia participado de alguns destes eventos, então começamos a juntar, trazendo pratos diferentes, opções diferentes, para agradar todos os gostos”, relatou Walter Alemão, um dos organizadores do evento e proprietário da WA Steak House.
As estações com diferentes assadores trouxeram carnes para todos os gostos, como cortes suínos, frutos do mar, o típico prato iratiense borrego no rolete, assados na parrilla, assados no fogo de chão, varal de frango andino, paella gaúcha e cordeiro patagônico, cortes exóticos como jacaré e coxa de avestruz e até o famoso churrasco texano defumado na Pit Smoker.
O churrasqueiro Guilherme Calixto foi um dos participantes deste evento, trazendo para o evento opções de carnes inusitadas, como a carne de jacaré e coxa de avestruz (que sozinhas chegaram a pesar 16kgs). “Carnes exóticas somente de criadouros legalizados, então a gente veio trazer uma novidade, uma experiência. O pessoal está gostando. Todo mundo está dizendo que é uma carne legal, gostosa. Porque é uma novidade. É uma curiosidade” disse Calixto.
Mas nem só churrasqueiros de fora compareceram no evento. Os cortes suínos nobres, por exemplo, foram feitos e oferecidos pelo pessoal do Nossa Mesa, e os borregos no rolete foram preparados pelo Jefferson de Souza Zwierzikowski, que possui mais de 15 anos de experiência.
O clima colaborou para que o evento fosse um sucesso durante todo o dia, visto que aconteceu em espaço aberto, e no período da noite, os shows aconteceram da parte interna do espaço. Paulo conta um pouco mais sobre como aconteceu a escolha para que Atitude 67 animasse a primeira edição do evento. “A gente estava na dúvida se escolhia alguém do lado do sertanejo, alguém do lado do rock, e achamos que o Atitude 67 ia cair como uma luva, por conta de ser alto astral, ser uma coisa diferente”, disse.