Jaqueline Lopes
Desde terça-feira (29), a Prefeitura de Rio Azul faz a entrega de 1600 telhas de eternit para mais de 40 famílias da comunidade de Charqueada, que tiveram a cobertura das casas prejudicadas com a forte chuva de granizo que aconteceu no início da tarde do dia 23 de novembro.
O forte vendaval de granizo atingiu Rio Azul e causou prejuízo nas comunidades de Porto Soares e Charqueada, prejudicando também quatro culturas e danificou a cobertura de 35 casas, e algumas das residências tiveram as coberturas totalmente destruídas.
Devido à situação, o município recebeu, na segunda-feira (28), ajuda humanitária solicitada pelo Prefeito Leandro Jasinski, e autorizada pelo Cel. QOBM Fernando Raimundo Schuning – Coordenador Estadual da Defesa Civil, as 1600 telhas Fibrocimento 2.44×0,50 mt para entregar às famílias.
O prefeito acompanhou o recebimento e entrega e diz que “a gente agradece a Defesa Civil por atender nossa solicitação, para dar esse atendimento às famílias que estão precisando e foram atingidas pelo granizo e, agora, vão ser atendidas e socorridas pela defesa civil. É um grande trabalho no município para atender a população”, comenta o prefeito.
Além disso, 35 produtores da comunidade de Charqueada, foram atingidos com danos nos barracões e estufas de fumo. De acordo com o diretor operacional da Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC), Jorge Solda, aproximadamente, 56 produtores de tabacos foram atingidos nas duas comunidades, mais quatro da cultura do feijão, três de trigo e 10 produtores de soja.
O diretor explica que fizeram todo o trabalho necessário para que as famílias pudessem ser atendidas o mais rápido possível. “Desde a ocorrência, cadastramos, tivemos apoio da defesa civil regional e fizemos todo o trabalho que precisa fazer como coletar informações, correr a campo e, agora, recebemos e entregamos essas telhas da ajuda comunitária”, destaca Solda.

No dia do vendaval, para auxiliar as famílias, a COMPDEC contou com ajuda do Major Jorge Ramos, comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, da Capitã Carla Adriana Prado Spak Sobol, e do Subtenente Prado, ambos do Corpo de Bombeiro de Irati.
O evento do vendaval foi cadastro na Defesa Civil Formulário de Informações do Desastre (FIDE), através do nº 660/2022, na data de 23/11/2022.