Leticia H. Pabis, com reportagem de Nilton Pabis
Pensando no bem estar e qualidade de vida dos munícipes, a Prefeitura de Mallet passou a investir em obras e melhorias de acesso ao município. Algumas das principais vias de acesso à cidade estão recebendo obras de pavimentação, como é o caso da rua Eugênio Grabowski.
A rua Eugênio Grabowski é a principal entrada do município de Mallet para aqueles que vem de Paulo Frontin, seguindo o primeiro trevo. “Essa era uma rua com bastante problemas, tinha muitos buracos, ficava ruim para o pessoal se deslocar. É uma rua que dá bastante acessibilidade ao Dorizon e Paulo Frontin, então foi uma das ruas escolhidas para ser feita a pavimentação”, conta a engenheira Karina Cristina Guel.
Para a obra, foi feita a remoção do asfalto já existente na rua, que estava em péssimas condições, foi feita uma base nova, foi feita também a parte de drenagem, que não existia, foi feita a colocação da base do asfalto e está sendo realizada a instalação do meio fio. “Por conta do meio fio agora temos o acesso adequado dos veículos para as residências, vai ser feita a parte das rampas para acessibilidade dos cadeirantes e os passeios em paver”, relatou a engenheira.
Todos os blocos sextavados foram removidos da via para dar lugar ao asfaltamento inteiramente novo, que está quase 100% concluído. Os blocos removidos serão reaproveitados em outras ruas do município, sendo elas a rua Olavo Bilac – Norte e a rua Estevan Baran.
A Avenida João Pessoa, que é uma das principais ruas do município, também recebeu investimentos. “A rua estava muito feia, cheia de buracos, e eu pensei com o Chico de melhorarmos esta rua, pois precisava de um investimento muito alto, investimos mais de R$2,5 milhões nela. E agora está aí para todo mundo ver, bonita e formosa”, relata o prefeito Moacir Szinvelski.
Os sextavados removidos das ruas estão sendo utilizados em ruas alternativas, que não passem muito peso, como caminhões. “Estamos transformando as ruas dos bairros que estavam mais difíceis de ter acesso”, disse Moacir.
Atualmente, Mallet presencia um tráfego de automóveis mais pesados devido a SEPAC, fábrica de papel localizada na Avenida dos Trabalhadores. “Eu e o Moacir temos pensado em fazermos outras vias, externas do centro da cidade, com uma estrutura melhor para também desviar o tráfego dos caminhões pesados” disse o Vice-Prefeito de Mallet, Francisco José Makoski.
“A rua Eugênio Grabowski é uma obra muito importante porque é uma entrada da cidade, onde existia um asfalto muito ruim, péssimo de qualidade e cheio de buraco, e irá se tornar uma entrada muito bonita, pois o trabalho que vem sendo feito lá é com material de primeira e uma infraestrutura muito boa”, finalizou o vice-prefeito.