Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 07:18, 19°C

Questionário foi aplicado entre os dias 28 e 30 de novembro de 2024
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Nilton Cesar Pabis

Com o fim do pleito eleitoral para prefeito e vereadores, as conversas e articulações se ampliam já em vista as eleições de 2026. A Agili Pesquisas fez um levantamento ouvindo 1211 eleitores aptos no Paraná. A pesquisa buscou saber como o eleitorado paranaense pensa tanto para governo do Estado como para senadores.

O mandato do governador Ratinho Junior entra, em janeiro de 2025, nos últimos dois anos de governo, mas as articulações se intensificam a partir deste momento. Existem nomes como Sergio Moro e Rafael Greca, que tem o nome com maior preponderância frente à população e, por outro lado, nomes como Alexandre Curi que cresce frente aos políticos do estado.

O Instituto Agili informa que a pesquisa utilizou entrevistas por telefone, pelo sistema CATI (Computer Assisted Telefone Interviewing), com aplicação de questionário estruturado com opções aleatórias automaticamente via software. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

O estado foi dividido em 16 regiões envolvendo desde o Litoral até regiões de Irati (Amcespar) e São Mateus do Sul, envolvendo pesquisa realizada em 93 municípios, entre pequenos médios e de grandes populações. Os nomes indicados para a pesquisa no quesito induzido foram realizados com players da política estadual, principalmente da capital do estado.

Mapa das Regiões

Na pergunta espontânea para Governador, o atual governador Ratinho Junior aparece em primeiro com 10.40%, Sergio Moro com 5.40% Marcelo Belinati com 4.30%, Rafael Greca com 2.30% e Paulo Martins com 2%, seguido do deputado estadual Alexandre Curi com 1.20% seguidos de outros nomes.

Já quando se traz para uma questão estimulada onde se apresenta os nomes para a disputa, Sergio Moro (UB) lidera a pesquisa com 34%, seguido de Rafael Greca com 18.70%, o vice prefeito eleito de Curitiba, Paulo Martins, com 15.50%. O deputado federal e presidente da Itaipu, Ênio Verri aparece com 6.60%, nenhum dos candidatos: 18.70%; e não souberam opinar 6.50%.

Em outro cenário estimulado, quando se retira da disputa o prefeito de Curitiba Rafael Greca e coloca-se o deputado Alexandre Curi, os números mudam, mas Curi, que é uma proposta de crescimento no senário, já aparece em terceiro colocado. Sergio Moro (UB) aparece com 36.10%, Paulo Martins (PL) 18% e Alexandre Curi (PSD) 9.20%, tendo como quarto colocado Ênio Verri quase não alterando sua pontuação com 6.90%. Quem não votariam em nenhum dos nomes somam 22.50% e quem não sabe 7,40% dos entrevistados.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Quando se substitui Alexandre Curi por Guto Silva o desempenho é menor. Moro continua sendo o primeiro, com 37%; o candidato que representa a extrema direita, Paulo Martins (PL), pontua com 18,40% e Ênio Verri que representa a extrema esquerda amplia poucos pontos para 7,90%. Depois aparece Guto Silva (PSD) com 6.30% e quem não votariam em nenhum dos candidatos sobe para 23.20%, o que mostra que ainda não há um candidato que agrade ao eleitorado. Não souberam opinar 7.20%.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Senado

Já para o Senado, é o nome do governador Ratinho Junior que mais soma pontos. Na pesquisa espontânea, que reflete o que o eleitorado pensa, Ratinho Jr aparece com 13,30%, seguido por Filipe Barros com 3.70%, Gleisi Hoffmann com 3.10% e Deltan Dallagnol com 2.20%, sendo esses os nomes mais lembrados, além de outros nomes.

Foram realizados, ainda, quatro cenários de forma estimuladas. Este ano, são duas vagas em disputa ao senado. As pesquisas apontam que os senadores atuais estão em processo de desgaste junto ao eleitorado. O atual governador é quem tem o maior número numa possível candidatura ao senado, embora o seu nome seja cogitado para uma disputa presidencial.  Ratinho Júnior (PSD) surge com 37,60%, Deltan Dallagnol (NOVO) com 16.90%, Filipe Barros (PL) com 13.90%, Gleisi Hoffmann (PT) com 11.50% e Flávio Arns (PSB) 9.10%. Quem não votaria em nenhum somam 8% e quem não sabe ou não responderam é apenas 3%.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Quando o nome de Felipe Barros é substituído por Cristina Graeml, que ficou em segundo lugar na disputa à prefeitura de Curitiba, o atual governador cresce mais. Ratinho Júnior (PSD) vai a 39,20%, o ex-promotor Deltan Dallagnol (NOVO) vai a 19.70%, Gleisi Hoffmann (PT) chega em 12% e a novata Cristina Graeml (PMB) aparece com 9%.  Flávio Arns (PSB) aparece com apenas 7.60% enquanto que aqueles que não querem votar em nenhum dos nomes tem 9.60% e quem não sabe ou não responderam são apenas 2.90%.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Outros dois cenários foram realizados sem incluir o nome do governador Ratinho Junior. No primeiro cenário o nome do secretário de Infra, Sandro Alex e também do secretário de Industria e Comércio Ricardo Barros foram incluídos. Os números ficaram assim: Deltan Dallagnol (NOVO) 22,00%, Filipe Barros (PL) 15.70%, Ricardo Barros (PP)14.30%, Gleisi Hoffmann (PT) 10,50%, Flávio Arns (PSB) 9% e Sandro Alex (PSD) com 7.70%. Neste cenário, percebe-se que aumenta o número das pessoas que não tem opção de voto com 16.30% e não souberam 4.50%.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Em um quarto cenário é substituído o nome de Sandro Alex pelo nome do secretário de Saúde Beto Preto. Deltan Dallagnol (NOVO) continua na liderança com 20,10% e Filipe Barros (PL) aparece com 15.30% empatado tecnicamente com Beto Preto (PSD), que aparece com 15.20%. Ricardo Barros (PP) tem 11.50% e Gleisi Hoffmann (PT) 10.10%, também empatados.  Flávio Arns (PSB) aparece com 8.20% e quem não votariam em nenhum tem 15% e quem não respondeu ou não soube apenas 4.60%.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Aprovação

A pesquisa ainda mediu a aprovação da administração do governador Ratinho Junior do PSD. Os que aprovam a administração somam 73.20% e apenas 23% reprova sua administração. Quem não soube opinar soma apenas 3.80%. Isso mostra a boa fase do governador e os motivos que o destacam como gestor e o que credencia a buscar um plano mais alto.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Já a administração do presidente Lula também foi medida. Os paranaenses que reprovam a administração do presidente Lula do PT somam 59.80% e os que aprovam são 35.40% e apenas 4.80% não souberam responder.

Pesquisa da Agili aponta Ratinho como preferido ao Senado no Paraná

Leia outras notícias