Imbituva conta com três candidatos na disputa. A Pesquisa foi encomendada pela Folha de Irati.
Redação
A disputa eleitoral para a administração das prefeituras em todo o Brasil está chegando ao fim, e, no próximo domingo (6/10), os eleitores de Imbituva definirão quem comandará o município pelos próximos quatro anos. À medida que a votação se aproxima, o cenário eleitoral na cidade torna-se mais claro.
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3), realizada pela Nexus Pesquisas e Consultoria Política, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR02073/2024, revela como pode se definir a disputa à Prefeitura de Imbituva nessas eleições.
O cenário dos votos válidos é quando você simula o resultado das eleições retirando da projeção os eleitores indecisos. Bertoldo Rover (PSD – 55), que tem como vice Dirceu Camargo (PDS), lidera a pesquisa somando um total de 52,3% das intenções de voto, Vinicius Pontarolo (UNIÃO – 44), ao lado do vice Pedrinho Sloboda (PL), aparecem em segundo somando 38,1%. Zaqueu Bobato (REPUBLICANOS – 10), ao lado de Valmir Ribeiro (PRD), ocupa o último lugar na pesquisa, com 9,6%.
O cenário dos votos válidos é quando você simula o resultado das eleições retirando da projeção os eleitores indecisos. Bertoldo Rover (PSD – 55), que tem como vice Dirceu Camargo (PDS), lidera a pesquisa somando um total de 52,3% das intenções de voto, mesmo após enfrentar um processo de impugnação de sua candidatura. Vinicius Pontarolo (UNIÃO – 44), ao lado do vice Pedrinho Sloboda (PL), somam 38,1%. Zaqueu Bobato (REPUBLICANOS – 10), ao lado de Valmir Ribeiro (PRD), ocupa o último lugar na pesquisa, com 9,6%.
O cenário de Imbituva é intenso quando se fala eleição. Três grupos disputam a prefeitura do município. Quem lidera é Bertoldo Rover apoiado pelo governador Ratinho Junior que já foi prefeito do município por dois mandatos. Mas a candidatura de Rover foi confirmada pela justiça eleitoral após os dois grupos concorrentes tentarem embargar o registro. Outro grupo é do prefeito Celso Kubaski que optou por não disputar a reeleição, mas o vice Zaqueu assumiu a disputa ao cargo de prefeito. O grupo político representado por Vinicius Pontarolo, filho do ex prefeito Zezo Pontarollo que não pode disputar a eleição por estar cumprindo sanção eleitoral por improbidade administrativa, tenta voltar ao comando do município após deixar o município em situação precária na sua ultima gestão.
Bertoldo Rover também lidera a pesquisa de intenção de voto espontânea, onde o pesquisador não sugere nomes aos entrevistados. Ele aparece com 45,7%, seguido por Vinicius com 33,4%. Zaqueu Bobato, com 8,6% das intenções. Não sabe ou não respondeu: 10,6%. Branco/Nulo/Ninguém: 1,7%
Quando o pesquisador aponta os nomes dos candidatos os números sobem. Bertoldo Rover é o preferido dos eleitores por 46,4%, Vinicius Pontarolo vai a 33,8% e Zaqueu Bobato mantém com 8,6%. Não sabe ou não respondeu: 9,3%. Branco/Nulo/Ninguém: 2,0%. O que se percebe é que o numero de indecisos ainda podem mudar as eleições se combinados com a margem de erro da pesquisa. Mas Bertoldo abre uma vantagem solida em relação ao segundo colocado de 12,6 pontos. Mesmo tendo a máquina ao seu lado, e ter exercido o mandato de prefeito por algumas oportunidades, Zaqueu Bobato não apresentou um grande crescimento. Isso pode ter sido ocasionado por herdar os impactos negativos da administração atual.
Outro questionamento levantado pela Nexus Pesquisas e Consultoria Política é sobre a rejeição do candidato. Isso mostra o potencial de crescimento de quem disputa a eleição. Vinicius Pontarolo é o mais rejeitado, com 27,5%, seguido de Zaqueu Bobato com 22,8%, e, por último, Bertoldo Rover com 17,9%. 28,1% não rejeita nenhum dos candidatos e 3,6% não sabe ou não respondeu.
Para finalizar, a Nexus Pesquisas quis saber quem o eleitor acredita que vai vencer as eleições do próximo domingo (6). Bertoldo Rover lidera novamente com 50,7%, Vinicius Pontarolo 30,5%, e Zaqueu Bobato com 7,6%. Não souberam ou não responderam 11,3%.
A pesquisa, realizada entre os dias 28 e 29 de setembro, entrevistou 302 eleitores e apresenta uma margem de erro de 4,7 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 90%. A pesquisa foi contratada pela empresa Santa Chiara Comunicação Ltda – Folha de Irati.