Nesta quinta-feira (21), uma frente fria avança rápido e muda o tempo em todo o Paraná
Sthefany Brandalise, Simepar e Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade de “grande perigo” para várias regiões do Paraná, incluindo Centro, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Centro-Sul e Sudeste. Espera-se que cidades nessas áreas recebam até 100 milímetros de chuva por dia, acompanhada por ventos fortes de até 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo. Este alerta está em vigor até a tarde desta quinta-feira (21).
Nesta quinta-feira (21), uma frente fria avança rápido e muda o tempo em todo o Paraná. Este sistema frontal encontra um ambiente bastante quente no estado, condição que aumenta o risco de tempestades (chuvas, raios e ventos fortes) durante o deslocamento deste sistema.
“Uma intensa linha de instabilidade segue avançando pelo Paraná. Deslocamento preferencial de sudoeste para nordeste. Entre o oeste, sudoeste e o sul paranaense, as rajadas de vento superaram os 70 km/h em várias cidades”, comenta Samuel Braun, meteorologista.
Na sexta-feira (22), o sistema frontal se afasta pelo oceano, mas algumas chuvas ainda ocorrem no Panará, principalmente entre o leste, norte e o noroeste do estado. Chuvas devem ocorrer por vários momentos do dia e podem, por vezes, vir acompanhadas de descargas atmosféricas. As temperaturas ficam amenas em muitos setores, mas entre o oeste e o noroeste ainda esquenta (máximas perto dos 30°C).
Ainda, o Inmet adverte que outras regiões também podem ser impactadas pela tempestade, sendo classificadas com alerta laranja, indicando “perigo”.
Foto: Inmet
Os locais sob o alerta laranja, denotando “perigo”, podem experimentar precipitação diária variando entre 50 e 100 milímetros, acompanhada por ventos vigorosos de 60 a 100 km/h.
O registro laranja vale para todo o estado.
Foto: Inmet
CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA SUA CIDADE