Retomada… ou De Novo?
O prefeito Emiliano Gomes voltou a Brasília para conversar com o deputado Toninho Wandscheer (PP) e, juntos, foram bater na porta do DNIT, sendo recebidos pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O objetivo? Convencer o órgão a retomar as obras de recape na BR-153 e, com um pouco de boa vontade federal, revitalizar também o trecho urbano de Irati. Mas o motivo principal foi a criação de um contorno rodoviário para tirar o trânsito pesado da cidade. Agora, resta saber se o DNIT ouviu com atenção…


Lidera, lidera…
Hussein aproveitou a “não-agenda” e fez dela um palanque: recebeu prefeitos, tirou fotos e ouviu elogios de Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul e presidente da Amcespar, que garantiu que Hussein é o líder da região. É por que os prefeitos que tem a experiência de Hussein na defesa sabem do resultado. Ratinho que se cuide… o Sudeste do Paraná já tem dono.
Dois pesos, duas medidas
Rosinha apontou que Silvana Rzepka, professora e vereadora, é sempre cobrada por atuar fora da escola. Já Sybil Dietrich (PP), psicóloga e vereadora, participa de agendas políticas sem o mesmo rigor no ponto. Essa semana, por exemplo, ela esteve na Aciai e no IFPR, acompanhando Leandre Dal Ponte. Alguém anda faltando com o relógio… ou com o bom senso.
Batendo nas alturas
Segundo a Agili, Ratinho Junior surfa numa onda de aprovação de 79,7%. Já Lula… amarga 71,2% de desaprovação no Paraná. Como disse Rosinha, a curva está “inversamente proporcional”. Mas sejamos justos: Ratinho entrega.
E Viva Vitória!
Rosinha me contou que a vereadora de Irati, Silvana Rzepka (PSD), pode enfim dormir tranquila. A ação movida pelo PSDB pedindo sua cassação porque ela participou de um curso durante o período eleitoral foi arquivada no TER por unanimidade. Como diz a polacada: Viva Vitória! Agora, se as sessões da Câmara fossem cursos…
“R$5 mi”
Esse é o valor liberado pelo secretário Beto Preto para mobiliar o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Irati.
Agenda Cancelada
Um super evento político com presença de peso foi cancelado em cima da hora. Clima ruim? Sim. Mas o problema não foi político, foi climático. O avião do secretário da Agricultura Márcio Nunes, do presidente da Alep Alexandre Curi e do chefe do Detran Santin Roveda não decolou. Sorte de uns, azar de outros. Hussein Bakri, no entanto, aproveitou o tempo livre e virou anfitrião.
Na Expectativa
Após a reunião com lideranças para tratar de como se faria o projeto da estrada que liga Cruz Machado à Inácio, pouco se fez. O prefeito tentou arrecadar com a população e não deu. A Câmara de Vereadores está devolvendo recurso para a Prefeitura pagar o projeto, mas até o momento de fato nada se viu. O problema é que o recurso Ratinho e Hussein já garantiram, mas o prefeito precisa entregar o projeto pronto até 20 de novembro. Neste ritmo, será que dá?
Resolvido
O que saiu da reunião foi algo entre o burocrático e o promissor: a Prefeitura de Irati vai fazer o tal do ETVEA (Estudo Técnico de Viabilidade Econômica e Ambiental). Emiliano garantiu que se for pra andar, a prefeitura banca o estudo e o projeto. O DNIT? Entra depois com a execução da Obra. Emiliano resolveu pegar na partida e em assuntos importantes pra Irati e região.
A corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do povo”
Laércio Monteiro
Prudentópolis rebelde
A Secretaria de Educação de Prudentópolis decidiu que não quer mais seguir as diretrizes do Núcleo Regional de Educação. Sim, o mesmo núcleo chefiado por Moacir Bortolozzo, que, ironicamente, é de Prude. Parece que quando a terra natal não convence… o núcleo perde o núcleo. Chamam isso de autonomia, mas há quem veja um toque de prepotência.
Apoio milimetricamente estratégico
Hussein teve mais apoios: da prefeita de São Mateus, Fernanda Sardanha, e de ninguém menos que Rodrigo Rossoni, nome que andava sendo ventilado como possível deputado estadual. Mas, em nome da gratidão (e da pavimentação), Rossoni diz “Hussein, é contigo!”. Estratégia é tudo?


Inácio como exemplo
Inácio Martins virou o novo xodó de Hussein. E com razão, já que o prefeito Dimas Vier, junto com empresários locais, como Álvaro Pasqualin (Batata) e Maurício Cavassin, liderou um movimento que arrecadou cerca de R$ 1 milhão para custear o projeto de pavimentação de 26 km de estrada rural. Resultado? Hussein aplaudiu. Enquanto isso Cruz Machado… ao invés de anotar a receita, estão só assistindo.
Viabilidade em marcha lenta
Menos de um ano para as eleições de 2026 e vários deputados estaduais já miram Brasília. Confirmaram intenção de “upgrade” nomes como Gilson, Barichello, Requião Filho, Cristina Silvestri, entre outros. Mas Arilson Chiorato e Professor Lemos resolveram ficar por aqui mesmo. Dizem que a realidade da Alep é mais confortável que o sonho da Câmara.