Posicionamento
O governador Ratinho afirmou que o presidente Lula demonstra falta de inteligência no que diz respeito à política externa do Brasil. “Enquanto outros países estão enviando seus representantes para negociar, como os Estados Unidos, o Brasil se vitimiza e faz vídeo na internet para brincar com o assunto”, disse o governador, referindo-se a um vídeo feito pelo presidente Lula. “O que o Brasil mais precisa neste momento é de inteligência, atitude e diálogo com o mundo. E parar de falar em desdolarização”, completou. A fala foi no evento EXPERT-XP.
Foto: Jonathan Campos AEN

Saúde
O prefeito de São João do Triunfo, Mario Cesar, comemora o investimento feito na área da saúde. O município foi o primeiro da 3ª Regional de Saúde a receber o Telediagnóstico em Eletrocardiograma, uma estratégia do Ministério da Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, por meio do secretário Beto Preto. Com o novo equipamento, os médicos poderão obter diagnósticos mais rápidos e agilizar os atendimentos, especialmente os de risco.

Na segurança
Nada melhor que uma militar de patente para pilotar o CONSEG de Irati. A ex-capitã, Gisleia Ferreira, agora atendendo por Gi ou simplesmente Léia, quer colocar seu currículo e sua influência a serviço da segurança pública. A meta é simples, trazer resultado e se aproximar da população. Na retaguarda, conta com a dobradinha Zanoni e Bira, prontos pra alinhar o discurso e abrir portas. Segurança, nesse caso, tem plano de ação, sobrenome e muito prestígio para ajudar.
Foto: Reprodução
Tratoraço
Maricha confirmou que o deputado federal polaco Estacho (PSD) esteve presente no Tratoraço realizado na comunidade de Ponte Alta, em Irati, no último dia 20. Estacho desfilou de trator e também esteve acompanhado do secretário de Viação e Serviços Rurais, Sandro Maneira, com o Juarez Maneira, de Campo Largo.
Foto: Reprodução

Vai mudar
A Rosinha, que acredito estar de férias, me enviou mensagem dizendo que o deputado federal Estacho, aquele comediante, que é o primeiro suplente do PSD do Ratinho, bateu o martelo e escolheu o partido para o qual irá se transferir. Segundo Rosinha, o PL de Bolsonaro foi o escolhido para a mudança na janela partidária de março do próximo ano. Estacho tem votos na região e mantém forte atuação nas redes sociais.
Indústria do caos
Rosinha me contou que a oposição de Irati anda perdendo o sono. É um tal de esperar o prefeito Emiliano tropeçar, que parece torcida de time rebaixado querendo ver o rival cair. Quando achavam que o rolo dos horários dos CMEIs ia afundar o homem, veio uma reunião aqui, uma conversa ali e a jogada estratégica de “vamos ouvir todos” e pronto, o prefeito saiu pela tangente com pose de diplomata.
Sem descanso
Mas mal tinha esfriado a chaleira e já vinham outros com nova polêmica, agora é a coleta do lixo reciclável. Se antes a bronca era que as mães não sabiam com quem deixar os filhos, agora o problema virou onde colocar o plástico do lanche. A impressão que dá, segundo Rosinha, é que a turma da oposição imprime o calendário das polêmicas do mês, e se não tiver nenhuma, inventa. No fundo, parece que a estratégia é aquela bem conhecida, “se não pode vencer pela proposta, tenta vencer pelo desgaste”.
Resolvido
Rosinha ouviu de Maricha que Emiliano chamou o pessoal do reciclável, ouviu as queixas, apontou o dedo no mapa e já mandou resolver. A tal polêmica que parecia bomba-relógio, na verdade, tinha solução mais simples que suco de saquinho. O problema era bem menor do que estavam gritando nos cantos da cidade. Segundo Maricha, o que Emiliano tem cobrado da equipe é menos protocolo e mais pulso. Resolver, sim, mas com melindre e tato, porque tem secretário que acha que diálogo é sinônimo de e-mail. Ou resolve com conversa ou a oposição resolve com discurso.
“1.232”
Crianças que estão matriculadas em 17 CMEIS de Irati

Socorro
A secretária municipal de Saúde de Mallet, Bruna Cristina Markevicz, que também é diretora administrativa do COSEMS/PR, defendeu a necessidade de ampliação do número de ambulâncias do SAMU na região, principalmente das ambulâncias ALFA, as mais equipadas. Segundo Bruna, um levantamento mostra que 50% das utilizações das ambulâncias ALFA são para transferências de pacientes, o que limita o atendimento a emergências reais. A fala foi feita em reunião da CIB/PR, na qual ela destacou a angústia dos gestores com relação ao tema. O prefeito Pedro e o vice-prefeito Ivo também participaram da reunião.
Foto: Reprodução
Coração
Segundo a chefe da 4ª Regional de Saúde, Cristiana, quatro municípios da região receberão o eletrocardiograma: Rio Azul, Rebouças, Imbituva e Irati. De acordo com a mesma, essa estratégia permite qualificar o atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), reduzir o tempo de espera por laudos de ECG e facilitar o diagnóstico precoce de doenças cardíacas.
“Política externa não é lugar pra vitimismo”
Ratinho Junior
Recurso para o hospital
O prefeito Orli de Cristo, de Ivaí, garantiu R$ 1,8 milhão da SESA para equipar o hospital. Segundo ele, depois de levantar 40% da estrutura durante o mandato, a meta agora é colocar dentro o que tem de melhor. Equipamento bom, sala moderna e atendimento decente. Tudo, claro, com aquele empurrão estratégico do secretário Beto Preto, que vem carimbando recurso com a mesma facilidade que despacha café em gabinete.
Desdolarização
Nesta semana, a Folha de Irati entrevistou o presidente da Assembleia, Alexandre Curi. Entre os vários temas abordados, falou-se sobre sua possível candidatura ao governo do Paraná e sobre a desdolarização. Sobre este último tema, Curi afirmou que a polêmica gira em torno da intenção do presidente Lula de criar uma nova moeda. “Isso, sim, ataca a soberania e diretamente o Trump. Enquanto os outros países negociam, o Brasil se complica”.
Foto: Orlando Kissner/Alep

Com louvor
O prefeito Laercio Cipriano encerrou com sucesso a primeira exposição agrícola de Rebouças, a ExpoAgro. O evento reuniu expositores, palestrantes, concursos musical e de fotografia, além de um grande tratoraço que abrilhantou a festa. Rebouças retoma, assim, uma trajetória de crescimento e valorização dos agricultores.
Em andamento
O prefeito Dimas Vier informou que duas grandes obras já estão em andamento no município de Inácio Martins. O novo Pronto Atendimento Municipal está em fase de licitação, e a construção de uma creche no bairro Nossa Senhora de Fátima já se encontra na etapa de terraplanagem. Juntas, as duas obras somam um investimento superior a R$ 12 milhões.