Posse
Após uma reunião entre o prefeito Jorge Derbli, o prefeito eleito Emiliano Gomes e também o presidente da Câmara de Irati, vereador João Henrique Duarte Sabag, ficou definido que a posse será no dia 31 de dezembro (terça-feira), às 14h. A posse acontecerá na Câmara de Vereadores e a transmissão de cargo será realizada no gabinete do prefeito. Na agenda, aproveitaram para discutir outros assuntos ligados a transição e ao governo de ambos.
Dia 1º
O início do ano também será concorrido. Mallet empossa Pedro Mandioca, o vice e vereadores no dia 1º, às 9h, na Câmara. Às 10h é a vez de Marcelo Leite em Guamiranga e, no mesmo horário, Adelmo Klosowski em Prudentópolis. A tarde ainda teremos Fernanda Sardanha, em São Matheus do Sul, às 16h, Ivanor Muller assume em Teixeira Soares, às 18h.
Outras datas
A maioria das posses será no dia 1º de janeiro. Com exceção de Fernandes Pinheiro, que empossa Oziel no dia 30, às 18h30, no Centro de Eventos da Prainha. Inácio Martins será dia 31, às 9h, no pavilhão da Igreja, a vez de Dimas Vier assumir o comando do município. Mais duas cidades poderão ter as posses dos prefeitos, Laércio de Rebouças e vereadores marcadas para o dia 31, e a posse de Bertoldo em Imbituva. Mas ainda as datas estão sendo discutidas. Para encerrar o ano, no dia 31, quem deve ser reempossado é Leandro Jasinski, em Rio Azul, com horário previsto para as 18hs.
Educação
Emiliano Gomes e Larissa anunciaram, esta semana, a nova secretária de Educação. Após avaliar vários nomes, houve o consenso na indicação da professora Elicéia Szereda para a pasta. Com 24 anos de experiência no magistério, atuando na educação infantil e no ensino fundamental, é pedagoga com várias especializações no setor. Emiliano ressalta, ainda, que a indicação foi acreditando que a educação é a base para transformar vidas.
Essa aqui passou, essa aqui passou, essa aqui passou!
A votação foi repetida e foi aprovada o PL que trata da liberdade econômica de Irati. Os votos favoráveis e contrários foram mantidos. A Câmara estava com quórum de empresários que estiveram em bom número, principalmente, a diretoria da ACIAI, a entidade foi uma defensora do projeto que amplia a segurança jurídica das empresas e, principalmente, mostra que Irati está evoluindo na questão da geração de emprego. Uma das pessoas que esteve à frente do pedido de voto dos vereadores foi o presidente da ACIAI, Renato Hora, que conversou com vários vereadores buscando sensibiliza-los.
Difícil compreensão
Ainda não foi bem compreendido por vários empresários os votos dos vereadores Tere Verez, Helio de Mello e Cezar Batatinha. Segundo a Rosinha ouviu falar pelos corredores da Câmara de Vereadores de Irati, a votação atenderia a outros quesitos inerentes ao PL. Como se aproxima a eleição da mesa as “teorias da conspiração tomam conta dos bastidores”, disse a Rosinha em sigilo. Como Helio de Mello tenta articular uma chapa a mesa e poderia ter o apoio de Batatinha, justificaria a união dos votos.
Sepulcral
Mas o que dificulta o entendimento é o silêncio quase que sepulcral daqueles que votaram contra. Helio, Tere e Batatinha. Nenhum dos três vereadores usaram a palavra para explicar ou defender o seu voto. E, ainda, como o PL foi aprovado por maioria dos votos, o voto contra não ganhou proporções a não ser aumentar o desgaste com os empresários iratiense. Batatinha, por exemplo, que teve um recorde de votação, acabou votando contra seu eleitorado quando se fala que a nova lei propicia a geração de novos empregos.
Sepulcral 2
A questão do silêncio ou respostas que não dizem nada, segundo a Rosinha, mostra várias coisas, inclusive, imaturidade ou falta de capacidade de argumentação. A vereadora Tere Verez, ao invés de usar a tribuna, tentou explicar o inexplicável aos empresários presentes. Já Batatinha saiu sem dar explicações. Será que esse é o tipo de vereador que a população espera, que não explica o seu voto?
Moralidade
O prefeito Adelmo e seu vice também foram diplomados em Prudentópolis. Adelmo disse que vai fazer a diferença no município nos próximos quatro anos, mantendo a mesma transparência na administração pública de Prudentópolis. Adelmo ainda disse que haverá mudanças no quadro do secretariado.
Reforma
E a Rosinha ouviu do prefeito Leandro Jasinski, de Rio Azul, que deverá fazer mudanças no secretariado. Na verdade, o que Leandro pretende é ampliar o poder de ação de algumas pastas, dividindo as estruturas. Rosinha ainda relata que isso está em processo e não divulgado. Leandro não falou quais Secretarias que sofreram as alterações.
Diploma
Fernandes e Teixeira Soares foram os primeiros municípios a serem diplomados na região. Na manhã desta quarta-feira (4) os prefeitos, vices e vereadores dos dois municípios receberam seus diplomas, ato que confere os poderes necessários para que tomem posse para comandar os respectivos municípios a partir de 1º de janeiro de 2025. Eles receberam o diploma das mãos da juíza Talita Garcia Betiati e da promotora Gabriela Sanchez Ribeiro.
Hussein de paquera
O deputado e líder do Governo na Alep, Hussein Bakri, disse esta semana, em reunião em Fernandes, que paquerava a muito tempo o município. Hussein será indicado, junto com Artagão, como os dois deputados oficiais do município que ainda terá na retaguarda, Alexandre Curi. Bakri participou de uma reunião com o prefeito eleito Oziel Neiverth, o vice Christian, a prefeita Cleonice, vereadores e lideranças. Ë uma caminhada nova que amplia, aos poucos, a base significativa que Hussein tem na região.
Pode?!?!
Na oportunidade, a prefeita Cleonice deixou clara sua fidelidade ao primeiro secretário da ALEP, Alexandre Curi, que deve, além de ser o presidente da casa a partir de fevereiro, galgar espaços maiores na política paranaense. Com isso, abre espaços para estaduais, como Hussein, que vão aos poucos ampliando o apoio. Cleonice disse que fará o que Curi pedir se tratando de apoio a Hussein ou de candidatura própria.