Santa Casa
Mesmo com seus últimos dias frente a presidência da ACIAI, o presidente da entidade, Renato Hora, transformou o “Café da ACIAI” em um elo forte entre sociedade civil organizada, o poder público e a população. Quando a ACIAI traz para o debate problemas como a dívida e gestão da Santa Casa de Irati, ela mostra que tem comprometimento com todas as esferas da população.
Beto Preto
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que esteve em Irati na terça (19) participando do lançamento de novos cursos da Faculdade São Vicente e Faculdade UniGuairacá, recebeu prefeitos da região da Amcespar e Amsulpar em Curitiba na segunda-feira (18) com o intuito de receber as demandas de cada município. Os prefeitos eleitos, que receberam apoio em suas candidaturas, também aproveitaram o momento para colocar suas demandas locais, como foi o caso do prefeito Leandro Jasinski de Rio Azul, que esteve acompanhado da vereadora eleita Critana Schvaidak e do secretário de Esportes Adriano de Oliveira.

Dúvida
Na próxima terça-feira (19), o projeto que já foi retirado de pauta e que entrou em tramitação ainda quando o finado Ronaldão era o presidente da casa, será enfim votado. O projeto se arrasta a vários meses na casa e ainda tem vereador dizendo que tem dúvidas? Será que não houve tempo o suficiente com reuniões, audiências públicas para dirimir as dúvidas sobre o projeto? Me desculpem os edis que tem dúvidas, mas o que estavam fazendo que ainda não sanaram as dúvidas??
Onde tem
Cidades como Ponta Grossa e Guarapuava já tem esta lei em funcionamento. Ponta Grossa, por exemplo, é coberta pelo mesmo Sindicato Comerciário que abriga Irati. Se lá pode, porque aqui não pode? Aí nós vamos ver cidades desenvolvidas que tem leis que permitem que assim ocorra, enquanto o nosso “covalzinho” querem que continue assim? A lei de liberdade econômica libera o comércio e ainda possibilita a geração de emprego, porque com um número maior de turnos, necessita de mais mão de obra, que é amparada pela legislação trabalhista.
Liberdade econômica
Ainda está tramitando na Câmara de Vereadores de Irati o PL que trata da liberdade econômica. Na verdade, o projeto de lei apenas regulamenta a forma que o comércio já trabalha atualmente. O PL regulamenta a abertura do comércio ao seu bel prazer desde que respeite as leis trabalhistas em vigor. As farmácias, os postos de combustíveis, as conveniências, as indústrias que trabalham 24hr dependem desta lei para poder manter suas atividades como estão hoje.
“Não podemos ficar apenas no falatório, porque um dia pode fechar e vamos nos arrepender daquilo que não fizemos”
Jorge Derbli sobre a Santa Casa
Resultado
Como resultado desta reunião onde se colocou na mesma mesa para discussão, prefeitos atuais, prefeitos eleitos, diretores da Santa Casa e empresários, visualizou-se maior transparência dos problemas através de ações provocadas nos “Cafés”. Ideologias políticas a parte, quando a sociedade assume a posição de enfrentar os seus problemas de frente, os resultados aparecem
Marcas
O prefeito Jorge Derbli cada vez mais deixa marcas em seus discursos de qual caminho deve seguir após deixar a Prefeitura. Ao longo do tempo, Derbli melhorou seu discurso e consegue colocar, como fez na ACIAI, com clareza os fatos. Jorge ainda tem buscado, ao final dos oito anos, defender assuntos que se estendem para além da administração.
Para os poloneses
O prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes, junto da presidente do Núcleo da Braspol, Nelsi Pabis e também com este colunista, participaram de um coquetel promovido pelo consulado polonês em Curitiba para comemorar a data da Independência da Polônia. Emiliano aproveitou o momento para estreitar relações com a cônsul Marta Olkowska, com o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, e com o vice-presidente do Senado Polonês, Bogdan Borusewicz, que estiveram no evento. Gomes quer estreitar a relação entre a Polônia e Irati e região no campo da tecnologia e inovação. Segundo o prefeito eleito, a Polônia tem se destacado em produtos de alta tecnologia e a conexão com a região de Irati, é possibilidade de grandes negócios pela frente.

Fluência
Emiliano aproveitou para mostrar a fluência do seu inglês nas negociações internacionais. A comunicação fica facilitada e “vender” nossas localidades fica mais viável quando não necessita de interprete. Conversas com membros do Ministério do Exterior da Polônia transcorreram com naturalidade, ampliando os horizontes de Irati.
Movimentar
É importante que na próxima terça (26) os empresários, mais uma vez, estejam na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do projeto. Não adianta reclamar depois se não estiverem lá para acompanhar a votação. O presidente João Henrique já antecipou seu voto favorável e aguarda outros apoios como do vereador Cesar Batatinha (PP) e Tere Verez (PL) e outros para aprovar o PL. O que se espera do legislativo iratiense é que uma lei como esta, que apenas traz ganho para todos, não vire artigo de batalha.

Anúncio
O prefeito eleito, Emiliano Gomes, anunciou esta semana, no lançamento dos novos cursos de saúde da Faculdade São Vicente, o novo secretário de Saúde de Irati. Nelson Antunes, o Nelsinho, foi servidor da 4ª Regional de Saúde, onde se aposentou e atualmente é empresário. Nelsinho promete grandes transformações na saúde iratiense e terá uma equipe fortalecida em seu comando.
Também
Rosinha descobriu que outro nome que também já foi oficializado, mas ainda não anunciado, é para a Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. O arquiteto Danilo Filus foi escolhido para a pasta, onde vai suceder a Jéssica Custódio. Danilo já trabalhou na Prefeitura de Prudentópolis e conhece o segmento onde atuará. Ele vem de uma nova geração de profissionais que é uma aposta de Emiliano para buscar um novo olhar sobre a cidade.

“18”
Data da diplomação dos candidatos eleitos em Irati.
Ciúme
A Rosinha, que é praticamente onipresente, ouviu de um prefeito que se ele fosse definir o deputado Hussein Bakri em uma música seria “Ciúme de Você” do grupo Raça Negra, principalmente na terceira estrofe. Mas o prefeito “em tela” também confirmou que o deputado Hussein é ciumento, mas atende muito bem os seus prefeitos. Rosinha ainda defende que este ciúme é bom ter. “Mas é ciúme, ciúme de você, ciúme de você, ciúme de você”!!!