Conhecimento
O prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes, participou, esta semana, junto com Oscar Muchau, que será o secretário de Administração, do II Fórum Estadual de Gestores Públicos e do Planeja Brasil em Maringá. O objetivo de participar do evento é buscar formação para implantar na Prefeitura de Irati. Dentre as palestras, a explanação de Guto Silva e também a palestra sobre inteligência artificial chamaram a atenção na programação. Também, aconteceram outras palestras falando sobre a interação entre o poder público e conselhos de desenvolvimento das cidades. Um desses conselhos é o de Maringá, que há mais de 40 anos faz a cidade desenvolver.
Experiência
Emiliano Gomes também pode trocar experiências com os prefeitos de várias cidades, dentre elas o prefeito Ulisses Maia de Maringá e o prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros, uma das maiores cabeças pensantes do Estado do Paraná no segmento desenvolvimento urbano.
Interação
O prefeito Leandro Jasinski de Rio Azul, que possivelmente será o presidente da Amcespar, e o prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes, estiveram na sexta-feira (8) com a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha e com o secretário Chaves ,de Inovação. A visita teve como objetivo buscar e conhecer as experiências que São Mateus do Sul já implantou no quesito de inovação através do complexo Inova São Mateus e também o Centro de Pesquisa. Fernanda colocou o município à disposição para desenvolver o segmento inovação a nível regional.
AgroSamas
A prefeita Fernanda Sardanha e o Vicente Adão lideraram neste final de semana o 3º AgroSamas em São Mateus do Sul. A feira evidencia o que São Mateus do Sul tem de forte no segmento do Agro. O evento também mostra os atrativos do comércio e indústrias local no evento que trouxe shows como Fiduma e Jeca e Sorriso Lindo. Ainda, vários prefeitos e deputados passaram por lá.
Santa Casa
O deputado federal e líder da bancada paranaense no Congresso Nacional, Toninho Wandscheer esteve na Santa Casa de Irati a convite do Dr. Bruno Alencar para conhecer as demandas da entidade. Na oportunidade Toninho foi recebido pelo provedor Ladislao Obrzut, pelo administrador Sidnei, pela administradora Jussara e também pelo diretor clínico da entidade, Dr. João Henrique Duarte. Depois de ouvir as demandas, o deputado Toninho anunciou a indicação de R$ 4 milhões para o orçamento do ano que vem, vindas do Governo Federal para ser aplicado na Santa Casa.
Com Beto Preto
O vereador Dr. João Henrique Duarte, presidente da Câmara de Vereadores de Irati, esteve nesta segunda-feira (11) com Beto Preto deputado federal que em breve deverá ser anunciado como secretário de Saúde do Paraná. Na agenda, João Henrique discutiu assuntos referente à saúde de Irati, principalmente a Santa Casa, entidade que passa por sérios problemas financeiros. João tem sido interlocutor nos assuntos entre a Santa Casa e o estado do Paraná.
Na agricultura
Para a pasta de Agricultura já foi indicado o nome do ex-vereador e morador da colônia Gonçalves, Júnior Ake Brandalise. Ake já foi secretário de Agricultura da gestão de Rodrigo Hilgemberg, trazendo feitos consideráveis para o segmento. Por morar no interior e ter acesso aos produtores rurais de Irati, sendo um conhecedor do assunto, Ake se tornou uma das pessoas qualificadas dentro da pasta e ainda contempla o pensamento de Emiliano em trazer pessoas novas para a gestão e no segmento técnico. Outro ganho significativo com a presença de Brandalise é a questão da localização, por morar na colônia Gonçalves Júnior, tem mais afinidade e conexão com a comunidade rural iratiense.
Anunciados
Mais dois nomes já são oficiais na relação de Emiliano Gomes e Larissa para assumir secretarias no município de Irati. O primeiro é o vocalista da banda Rádio Radar, Victor, que deverá assumir a Secretaria de Cultura do município. Vitor é uma aposta de Emiliano trazendo inovação e uma cabeça com pensamento fresco e jovem para assumir a pasta. Além de tudo, Vitor ainda tem conhecimento sobre projetos culturais como a lei Rouanet. A ideia de Emiliano é trazer uma oxigenação e valorizar a cultura Iratiense.
Transição
A gestão Bertoldo Rover já iniciou a transição na Prefeitura de Imbituva. Na última semana, Bertoldo Rover foi recebido pelo atual prefeito Celso kubaski para iniciarem as tratativas sobre a transição de mandato. Entre as pessoas que deverão ser anunciadas e ocupar cargos de destaque nas Secretarias estão Jéssica Custódio, que deverá ocupar o Planejamento, Silvio que deverá ser o novo secretário de Finanças, Preta que deverá estar ocupando a Secretaria Educação, tendo o apoio da ex-secretária Soninha. Seu João deverá ser o chefe de gabinete e a Secretaria de Saúde estará as rédeas de Valdinei. Toninho voltará para a Ação Social.
Homenageado
O prefeito Jorge Derbli recebeu uma homenagem do presidente da ALACS de Irati, Herculano Batista Neto, referente ao trabalho e empenho que fez em seus oito anos de mandato em prol da cultura e da ciência. Jorge recebeu a homenagem durante a cerimônia da Colmeia de Ouro entregue a Denise Stoklos.
Discurso
O prefeito Jorge Derbli tem enfatizado seu discurso. De forma autêntica e improvisada, Derbli busca sempre atingir e falar com o coração. Derbli ainda justificou no evento que coroou Denise Stoklos que alguns tropeços no discurso mostram a autenticidade que é colocada na fala.
CUTUCOU
Segundo Rosinha, o vereador Hélio de Melo criou uma situação desnecessária ao final deste mandato. Ao criticar a Prefeitura de Prudentópolis, que não é a competência diária de sua atuação, referente a atendimentos médicos, criou uma situação com o prefeito Osnei Stadler, que é o gestor daquele município. Rosinha disse que Osnei ficou no veneno com a forma que Hélio fez a crítica a gestão do município, dizendo que pessoas de Irati que devem ser atendidas naquele município têm de apresentar Título de Eleitor. Uma das críticas referente a atuação do edil é que em vez dele se inteirar primeiro com o secretário de saúde sobre como funciona o processo em Prudentópolis, ele criticou diretamente na tribuna a forma de atuação daquele município.
Mínimo
A situação que poderia ser resolvida com diplomacia por parte do vereador Hélio de Melo acabou se transformando em um campo de guerra. O prefeito Osnei Stadler avaliou o edil de Irati como sem conhecimento mínimo para falar do assunto. O prefeito ainda diz a este colunista que Hélio parece ser desqualificado para a função que exerce. Segundo Rosinha, que ouviu o comentário do prefeito…