Cogitado
Assim como Emiliano anunciou Maria Helena Orreda para a pasta de Assistência Social, que deve acumular também a Secretaria da Mulher, outros nomes também são cogitados para as demais pastas. Rosinha ouviu nos bastidores que um deles é do professor Ico Ruva que se fala em administrar a pasta do Esporte. Rosinha diz que o professor Ico Ruva já tem trajetória no esporte de Irati e é uma referência no setor, pretende como possível secretário emprestar o seu conhecimento para a Secretaria.
Outros ainda
No radar ainda vem outros nomes para as Secretarias de Irati. Nelsinho Antunes já tem uma posição quase 100% definida como secretário de Saúde. Outro nome que cresceu para assumir a Secretaria de Urbanismo é o arquiteto Danilo Fillus que tem experiência no poder público onde já trabalhou na Prefeitura de Prudentópolis. Ainda não está definido a pasta da Cultura, Esporte, Indústria e Comércio, e outras tantas.
Encontro
O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut, esteve na segunda-feira com a prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro, para falar sobre a Santa Casa e aproximar o relacionamento das entidades, uma vez que Cleonice é presidente do CIS e será, na gestão de Bertoldo, diretora da entidade. Se Cleonice seria uma pedra no sapato de Ladislao, ele tratou de polir a pedra para que não machuque o pé.
Críticas e fatos
Embora a Santa Casa esteja em situação muito delicada financeiramente, há de se reconhecer os avanços da entidade. A Santa Casa está com uma estrutura organizada e com manutenção em dia. Foi isso que o provedor mostrou a este colunista em visita a entidade na sexta-feira (08). O que não podemos misturar é a situação financeira do hospital e a integridade de seus administradores!!! O que Ladislao argumenta é que é crônico o processo e a dívida vem desde a sua fundação, oscilando ao longo do tempo.
Confirmado
O prefeito eleito Pedro Kowalczuk, conhecido por Pedro Mandioca, de Mallet, já está começando confirmar seu secretariado. Marcelo Marciniuk deverá continuar nas Finanças do município. A engenheira Adrielly Santos, que é cargo técnico, deverá continuar no Planejamento. Fernando Tchepaki assumirá a Secretaria de Agricultura de Mallet, enquanto Carla Novaki será a Secretária de Educação. E para finalizar esta remessa de secretários, Dr Saulo Born assumirá a Procuradoria do município.
Indefinidos
Mas a Rosinha ouviu lá de Mallet que o cargo de chefe de gabinete ficará vago neste início de mandato. O motivo Rosinha até sabe, mas é melhor deixar o povo na expectativa. Rosinha ainda ficou sabendo que alguns profissionais que ocuparam algumas Secretarias deverão vir de outros municípios, embasando os critérios técnicos.
Em Irati
O deputado Beto Preto, que em breve deve voltar a ocupar a Secretaria Estadual de Saúde, estará em Irati no dia 19 de novembro, em evento na Faculdade São Vicente. Beto ministrará a palestra com o tema “Os Desafios do Processo de Enfrentamento da Pandemia do COVID-19”. No evento, deverão ser anunciados novos cursos nas áreas de saúde. Rosinha informou que nesta data podem ter anúncios interessantes.
Raio-X
Com a visita de Hussein Bakri, que aconteceu na última semana, onde Emiliano foi orientado a agilizar os projetos para 2025, Hussein também está viabilizando um Raio-X para ser instalado no Pronto Atendimento. O Raio-X vai dinamizar o atendimento, uma vez que os pacientes tem de deslocar até a Santa Casa para fazer o exame e depois retornar para a consulta.
Ordem de serviço
O prefeito Jorge Derbli está dando várias ordens de serviço de pavimentação. Na última semana, foi o Bairro Stroparo que teve uma ligação importante com o bairro Jardim Virgínia, recebendo pavimentação. Ainda, mais três ruas importantes de Engenheiro Gutierrez vão receber recape em CBUQ. Mesmo em final de mandato Derbli não diminui o ritmo de pavimentações.
Poucas
Poucas mudanças devem acontecer no secretariado de Inácio Martins. Segundo a Rosinha, o prefeito Dimas Vier está sondando a secretária de Saúde de Irati, Ismary Llanes Casanas. Rosinha diz que a médica Cubana já demonstrou interesse em assumir a pasta e pretende levar seu conhecimento adquirido em Irati para Inácio Martins. Ismary é comunicativa e entende do “cercado” e pode sim implantar a saúde que Dimas pretende propor aos martinenses.
Das seis
Das seis Secretarias, Dimas deve mudar apenas três e iniciará a gestão no modo econômico. O prefeito, que mora no interior, estuda ter uma base na cidade, com uma possível casa. Sua esposa Edina Maria Vinharski Vier deverá assumir a Assistência Social. Outra pasta que deverá ter mudança é Obras que, atualmente, está sendo administrada pelo prefeito Junior Benato que, segundo Rosinha, está se empenhando bastante.