Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 10:39, 18°C

Novos tempos nas paróquias da região
Foto: Divulgação

Paróquias de Irati e Teixeira Soares recebem novos sacerdotes em fevereiro, refletindo uma Igreja sinodal e em constante transformação.

Cris Pavelski com informações da PASCOM de Ponta Grossa

Paróquias da região de Irati passarão por mudanças de sacerdotes a partir de fevereiro. A Diocese de Ponta Grossa divulgou as alterações nas redes sociais em dezembro, destacando o compromisso com uma Igreja sinodal e adaptada às necessidades das comunidades. As paróquias Nossa Senhora da Luz, São Miguel e São João Batista, de Irati, e Imaculada Conceição, de Teixeira Soares, terão novos párocos, marcando um novo capítulo na história local.

Na Paróquia São Miguel, o novo pároco será o padre Antônio Ivan de Campos, que anteriormente comandava a Catedral Santana, em Ponta Grossa. Ele será acompanhado pelo vigário Padre Jorge Augusto Schereda Chuchene, transferido da Paróquia São José. O Padre Álvaro Luiz Martins Nortok, até então pároco da São Miguel, assumará a Paróquia Santo Antônio, também em Ponta Grossa.

O Padre Martinho Luiz Hartmann, diretor espiritual do Seminário Menor Mãe de Deus, será o novo pároco da Paróquia São João Batista, na Vila São João. Já o Padre Ezequiel Hul, que esteve à frente da paróquia até o final de 2024, será transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, no bairro Palmeirinha, em Ponta Grossa.

A Paróquia Nossa Senhora da Luz terá o comando do padre Wellington de Almeida Marcondes, vindo da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Por sua vez, o padre Jorge Casimirski, que liderou a Matriz Nossa Senhora da Luz nos últimos anos, será transferido para a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Carambeí.

Em Teixeira Soares, o novo pároco da Paróquia Imaculada Conceição será o Padre Mansuetto Pontarolo, que substituirá o Padre Janescleo Guimarães Souza. Este, por sua vez, será transferido para a Paróquia Menino Jesus, em Reserva.

Durante entrevista à Rádio Santana, o bispo Dom Bruno Eliseu Versari explicou que as decisões foram tomadas em conjunto com o Colégio de Consultores da Diocese, refletindo os preceitos da Igreja e as necessidades de cada comunidade. Em uma carta dirigida aos padres transferidos, o bispo destacou a experiência sinodal como decisiva para as mudanças, ressaltando o cuidado com os diálogos e justificativas.

Novos tempos nas paróquias da região

“É tempo de ouvir os fiéis e promover o máximo de participação possível”, afirma o Bispo Dom Bruno Eliseu Versari.

“Foi um caminho bem sinodal, como o Papa Francisco nos orienta. É tempo de ouvir os fiéis e promover o máximo de participação possível”, afirmou Dom Bruno. Ele também enfatizou que as transferências são fruto de longas conversas e reuniões, respeitando o papel de cada sacerdote como colaborador indispensável da Igreja.

Sobre as resistências de alguns fiéis, o bispo ponderou: “A paróquia nunca será a mesma, pois a vida pastoral é dinâmica. Cada padre traz algo novo e todos somos convidados a mudar constantemente. O projeto de evangelização é da Igreja, não pessoal”.

Dom Bruno encerrou pedindo que as comunidades acolham os novos párocos com carinho e colaborem na missão de evangelização. “Juntos, construiremos uma Igreja sinodal, fundamentada no diálogo e na participação. Que Nossa Senhora da Divina Graça ilumine essa nova etapa”, finalizou o bispo.

Fotos: PASCOM/Diocese de Ponta Grossa
Fotos da Capa Matéria: Facebook Nossa Senhora da Luz, Facebook Paróquia São João Batista, Imaculada Conceição @wikimapia, São Miguel @portal aventuras

Leia outras notícias