Irati PR, 20:33, 21°C

Projeto da professora Gilvane Moruz incentiva a leitura e o vínculo familiar
Fotos: Reprodução

Sthefany Brandalise e CMEI Meu Pequeno Mundo

O Projeto Maleta Viajante, desenvolvido pela professora Gilvane Aparecida de Oliveira Moruz com as turmas do Infantil 3 F (Integral) e Infantil 3 G (Tarde) do CMEI Meu Pequeno Mundo, em Inácio Martins, teve com o objetivo de fortalecer a relação entre família e escola por meio da leitura, troca de experiências e do incentivo à participação dos responsáveis na rotina escolar das crianças.

Fotos: Reprodução

A proposta foi criar uma ponte entre a casa e a escola, favorecendo a aprendizagem de forma lúdica e participativa. A professora Gilvane explicou como a atividade acontece na prática. “Dentro da maleta tem um livro, também uma folha para a criança fazer seu desenho sobre a história e outra para a família fazer o registro de como foi esse momento! Também tem um cartão para a família deixar uma mensagem para a próxima criança que vai levar a maleta (um recadinho do coração)”, disse.

De acordo com a pedagoga Simone Lara, a iniciativa tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. “A maleta viajante é uma ferramenta pedagógica versátil que visa integrar a família no processo educativo, estimular o desenvolvimento infantil de forma lúdica e significativa, e promover a troca de experiências entre a escola e o lar”.

Fotos: Reprodução

O projeto, além de incentivar a leitura, promove momentos únicos de convivência entre pais e filhos, tornando-os parte ativa da formação escolar. “É uma forma de aproximar ainda mais a família da vida escolar da criança, tornando esse processo especial e cheio de significado”, reforçou a equipe pedagógica, destacando a expectativa de que a Maleta Viajante continue a inspirar e unir cada vez mais os lares e a escola em Inácio Martins.

Fotos: Reprodução

Leia outras notícias