Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis
Com a credibilidade de quem soma mais de 25 mil colaboradores, 15 mil associados e presença de produtos da marca em mais de 100 países, a LAR Cooperativa dá início a uma nova etapa em Irati após adquirir a unidade da antiga Toagro no município, que pertencia a empresa Syngenta. Para anunciar a chegada, foi realizado um encontro com agricultores da região, autoridades municipais e representantes da cooperativa, que apresentaram o modelo de negócios da LAR e destacaram o início de um novo ciclo de oportunidades para o setor agrícola local.
Inicialmente voltada à comercialização de insumos, a atuação da cooperativa poderá se expandir para áreas como armazenagem e agroindústria, com expectativa de integração crescente dos produtores da região ao sistema cooperativista.
A instalação da LAR em Irati faz parte de uma estratégia mais ampla de expansão da cooperativa. A loja de Irati deve funcionar no mesmo endereço da estrutura anterior, com a manutenção da equipe local e reforço técnico no atendimento. O diferencial, segundo os representantes, está no modelo multimarcas e na proposta de atuação cooperativista, voltada não apenas à venda de produtos, mas à construção de uma relação de confiança e parceria com os produtores.
O presidente da LAR, Irineo da Costa Rodrigues, destacou que o movimento inicial não representa uma promessa, mas sim uma construção conjunta. “Nunca prometemos nada. O que for bom para os nossos associados, nós vamos fazer. Estamos aqui porque acreditamos que é bom para todos. E à medida que formos construindo essa confiança com os produtores da região, esse namoro pode virar um casamento,” disse.
Além dos insumos, estão previstos, em um segundo momento, investimentos em armazéns de grãos. A médio e longo prazo, a expectativa é que outras frentes de atuação da LAR, como as áreas de suinocultura e avicultura, também possam se consolidar na região.
O superintendente de negócios agrícolas da LAR, Vandeir Conrad, reforçou a vocação técnica e cooperativista da entidade. “Não queremos ser vistos como uma simples revenda. Somos uma cooperativa que atua com foco técnico, multimarcas, com um portfólio completo para atender os agricultores. E o maior atrativo é o histórico de distribuição de sobras aos associados, algo real e que faz diferença no bolso do produtor,” afirmou.
Para o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, a chegada da cooperativa representa um avanço importante para o setor agropecuário regional. “É um momento de extrema importância. Claro que é o primeiro passo com a loja, mas futuramente, com o trabalho e a confiança mútua, a vinda completa da LAR pode se tornar realidade. Irati está em um ponto estratégico e tem tudo para dar certo,” afirmou.
O secretário Ake Brandalize, também se colocou à disposição para apoiar a LAR no processo de integração à realidade local. “Estaremos juntos, com o apoio do prefeito Emiliano, para promover encontros, divulgar a cooperativa e estimular que mais agricultores se tornem associados. Essa parceria pode trazer muitos benefícios para Irati e toda a região,” comentou.
Aos agricultores locais, a LAR deixa um convite. “Cooperativa é relação. Relação baseada no ganha-ganha. E é assim que queremos atuar, como parceiros da agricultura de Irati e região,” finalizou Conrad.