Karina Ludvichak
Entre os dias oito e 11 deste mês, aconteceu em Ivaí, Paraná, o 32º Encontro de Seleções Campeiras que, segundo os organizadores, reuniu mais de seis mil pessoas durante os dias de competição. De acordo com a organização, mais de duas mil pessoas participaram da iniciativa, incluindo 17 regiões tradicionalistas. Irati, que faz parte da 6ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, teve seis vencedores, onde dois das categorias individuais se classificaram para a etapa nacional do “Rodeio dos Campeões” que acontece em Irati no próximo ano.
Neste período, também ocorreu o 13º Encontro de Seleções Esportivas, que é a competição onde os melhores laçadores de cada uma das 17 regiões participam para decidir quem vai representar o Paraná na etapa nacional. Os vencedores do evento disputam nas categorias individuais. Ao todo, 18 competidores de Irati participaram das disputas em grupo que aconteceu na última semana, mas apenas dois se classificaram na seleção para a etapa brasileira.
A secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jessica Custódio, foi umas das competidoras e apesar de não ter se classificado para a próxima etapa, diz que esta foi uma oportunidade muito especial para ela. “Todos que estavam lá fizeram por merecer no ano de 2022 para que pudessem conquistar esta vaga, e quando chegamos lá, demos o nosso melhor e com certeza não tem prêmio no mundo que pague está união entre os competidores é como se fosse uma grande família, torcendo um pelo outro”, comenta a Jessica.
Jessica explica que apesar do título para a categoria não ter vindo, está extremamente orgulhosa de sua enteada, que ganhou o título de campeã paranaense juvenil, e classificou para o brasileiro. “Estamos todos muito orgulhosos, e temos certeza que ela fará bonito”, observa.
Como Irati será sede da fase nacional, a secretária destaca que a Prefeitura terá muito trabalho pela frente, “Vamos recepcionar competidores de todo o Brasil, mas estamos preparados, e já iniciamos os trabalhos em janeiro, para que ocorra tudo bem no dia do evento, mas garanto que estamos preparados para um evento desta envergadura”, concluí.
EXPECTATIVA
Maria Paula Anciutti, que se consagrou campeã na categoria e se classificou na disputa individual para o campeonato de 2023, diz que desde os três participa de disputas tradicionalistas gaúchas e, agora, com 14 anos, participou ela primeira vez na categoria juvenil e comenta que não foi fácil vencer. “Eu trenei bastante, com o apoio dos meus pais. A competição foi bem difícil. Era muita pressão, exigiu muito foco e dedicação”, explica.
A jovem competidora explica que está muito ansiosa para a etapa de 2023 e que a partir de maio começam os treinos para o evento. “Minha família ficou muito feliz”, disse Maria a respeito do resultado da seleção individual. Quando questionada sobre o que espera para o Rodeio dos Campeões ela diz: “A expectativa é ganhar”.
Pedro Renato Ferreira, vencedor da categoria individual do Laço Peão individual, comenta que o evento foi muito bom. “Laçamos muito bem, fazendo 66 armadas de 70 que foram jogadas no laço equipe”. Ele explica que está se dedicando bastante para o torneiro nacional, e está intensificando o treino. “A expectativa para 2023 é manter o mesmo treinamento para continuar fazendo uma boa laçada. Os preparativos para as competições não param, a cada semana mantemos o treinamento para ficar bem colocados nas competições”, concluí o peão.
COMPETIDORES
Na categoria Prenda Adulta o município da 6ª foi representado pelas competidoras: Jéssica Custódio, Maria Eduarda Derbli Campos, Maria Eduarda Gnatkowski e Amanda Jacumasso; Prenda Mirim: Izadora Jacumasso; Prenda Juvenil: Maria Paula Anciutti, que foi campeã na categoria e garantindo uma vaga no campeonato brasileiro de 2023.
Categoria Laço Autoridade: Thiago Colaço; Laço Xirú: Roberto Andrade, Osmar Teles, Adari Jacumasso e o vereador Amauri Cesar Jacumasso; Laço Patrão: Ederson Luiz Campos; Laço Pia: Diego; Laço Peão: José Leandro dos Santos, Gustavo Zanlorensi, Pedro Gabriel Farias e Paulo Cesar Jacumasso que venceram na categoria de grupos. Pedro Renato Ferreira competiu na categoria Laço Peão individual e foi o segundo iratientes que se classificou para a fase nacional.