Ana Mattos
Thais Crovador, artista de Irati, é uma das finalistas do concurso Desenho do Paraná. Com seu trabalho único e criativo, ela conquistou um lugar entre os melhores do estado. Agora, é a vez do público decidir o vencedor, e todos têm até a próxima quinta-feira, dia 20, para votar e apoiar a iratiense.
O concurso Desenho do Paraná é uma competição, que visava representar a beleza e a cultura do Paraná por meio da arte, abrindo portas para todos os paranaenses maiores de 18 anos que desejavam mostrar sua criatividade. Na categoria amador, qualquer pessoa interessada em expressar sua visão do estado com desenhos originais pôde participar. Já na categoria profissional, a inscrição foi obrigatória para aqueles que possuíam experiência comprovada, como a realização de vendas de obras, exposições ou formação em áreas artísticas correlatas. Esse formato permitiu que o concurso reunisse tanto novos talentos quanto artistas já consolidados no cenário local.
Os desenhos foram avaliados por sua originalidade e criatividade, com foco na representação do Paraná. A seleção foi realizada por um comitê de artistas. Entre eles estavam o arquiteto Abrão Assad, o artista plástico Paolo Ridolfi, a escultora Désirée Sessegolo, o fotógrafo Brian Baldrati e o escultor Dirceu Rosa. Esses profissionais escolheram os semifinalistas, cujas obras foram posteriormente avaliadas pelo público por meio de uma votação popular.
A história de Thais Maria Crovador com o desenho:
Desde a infância, Thais e seu irmão, Junior Crovador sempre tiveram o desenho como uma forma de expressão natural e espontânea, além da paixão pela pintura com tinta, tanto de tela, quanto parede de Thais. “Sempre gostamos muito de desenhar e tivemos o privilégio de ter pessoas próximas que incentivavam. Começando pela minha mãe, Araci, e também, já na adolescência com meu professor de artes do colégio, Anisio Hykavy.”, explica.
Crovador ressalta que o professor de artes do colégio, Anisio Hykavy, foi uma figura crucial para seu desenvolvimento artístico. Seu incentivo e a constante motivação para buscar novos aprendizados foi fundamental para aprimorar suas habilidades e para que ambos entendessem a importância da arte em suas vidas.
“Logo que iniciei o curso de psicologia na Unicentro e depois, quando já estava atuando na área, me afastei um pouco do desenho. Mas com a pandemia, em que atuei na linha de frente como psicóloga no hospital Santa Casa de Irati, local em que atuo há 8 anos, senti a necessidade de voltar a realizar atividades que me faziam sentido, como o desenho e a pintura. Me desafiando mais tarde a tentar a profissão de tatuadora”, fala Thais.
Hoje, com a tatuagem como uma nova profissão, a prática constante e os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos me ajudam Thais a desenvolver confiança no novo campo. “Então hoje, no período em que não estou no hospital tenho me dedicado a tatuagem. E, embora seja algo recente, minha habilidade e treino no desenho, contribuíram para facilitar meu desempenho nessa nova profissão”, finaliza.
Expectativa
Serão quatro desenhos, de 10 que estão concorrendo em votação. Dois na categoria profissional e dois na amadora. “As expectativas são muito grandes e eu sei que estou concorrendo com desenhos muito criativos e bonitos, que também representam nosso Paraná. Será muito bom ter meu desenho publicado na primeira edição do livro Bicho do Paraná. Todavia, se eu não estiver entre os vencedores já estou muito feliz pela oportunidade de estar entre os 10 finalistas. Tanto pelo fato de saber que minha obra foi avaliada por uma seleção de jurados muito bem conceituadas, como por sentir o carinho e colaboração de tantas pessoas, que estão me apoiando, se mobilizando para votar e acreditando que posso estar entre os quatro vencedores. Então estou feliz, surpresa com a repercussão e colaboração, além de muito grata!”, argumenta a artista.
Etapa final
Os desenhos serão avaliados por sua originalidade e criatividade, com foco na representação do Paraná. A seleção será realizada por um comitê de artistas. Dentre eles, estão o arquiteto Abrão Assad, o artista plástico Paolo Ridolfi, a escultora Désirée Sessegolo, o fotógrafo Brian Baldrati e o escultor Dirceu Rosa. Esses profissionais escolherão os semifinalistas, que, posteriormente, terão suas obras avaliadas pelo público por meio de uma votação popular.
Além da visibilidade e prestígio proporcionados pela publicação no Livro do Bicho do Paraná, os vencedores terão a chance de fortalecer seus portfólios, com suas obras sendo divulgadas em todo o estado. A participação no concurso é uma excelente oportunidade para os artistas paranaenses se conectarem com a população e celebrarem, por meio da arte, as riquezas culturais e naturais do Paraná.
Votação:
A votação acontecerá pelo aplicativo você na RPC, com votos ilimitados por usuário. Acesse e vote.
Último trabalho de Thais
Recentemente, Thais realizou a pintura da Capela do Hospital Santa Casa de Irati, local em que atua como psicóloga há alguns anos. O objetivo era de, a partir dessa reforma, promover um espaço mais humanizado e acolhedor para pacientes, familiares e equipe. “Fiquei bem feliz com o resultado”, diz Thais.


