Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 12:19, 7°C

Foto: Reprodução

Produção de leite, manejo de doenças em videira e manejo produtivo na psicultura, foram temas abordados nos eventos

Leandro Bianco

Na última semana, a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati realizou diversas iniciativas, com reuniões, palestras e cursos de capacitações para os produtores do município. Produção de leite, manejo de doenças em videira e manejo produtivo na psicultura, foram os temas abordados nos eventos.

O secretário de Agropecuária Abastecimento Segurança Alimentar do município, Alessandro Trybek, destacou a importância dessas iniciativas. “Enquanto Secretaria da Agricultura, nesses momentos de cursos e reuniões técnicas, visamos a capacitação do produtor rural. O que ocorre é uma troca de experiências entre os técnicos e agricultor, trazendo benefícios para as propriedades rurais. Esse conhecimento adquirido pelos produtores é fundamental para o sucesso da atividade agrícola, seja na fruticultura, na produção do leite ou na piscicultura, ou em outras atividades agrícolas”, disse.

 

PALESTRA TÉCNICA SOBRE O MANEJO DE DOENÇAS EM VIDEIRA

No dia 23 de julho (terça-feira), no CTG Willy Lars, aconteceu uma palestra sobre o manejo de doenças em videira, direcionada aos produtores de uva do município de Irati. Estiveram presentes 21 fruticultores de diversas comunidades do interior do município.

Durante as palestras, os engenheiros agrônomos, Antonio Sidnei Martins, da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, e Weslei Leandro dos Santos, do Escritório Local do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), repassaram aos produtores informações atualizadas sobre as principais doenças que atacam as videiras e o manejo para o controle efetivo destas pragas, que podem trazer grandes perdas de produções, principalmente para aquelas variedades mais sensíveis (Niágara Branca e Niágara Rosada).

Irati participa do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que beneficia os produtores rurais, com mudas, estrutura de sustentação e equipamentos para uso nos pomares e para vinificação, disponibilizados com recursos da SEAB-PR (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), somados a uma contrapartida do município de Irati. O programa também prevê aos técnicos capacitações quanto ao cultivo da videira.

REUNIÃO TÉCNICA PARA OS PRODUTORES DE LEITE

Também no CT Willy Laars, no dia 24 de julho (quarta-feira), foi realizado um evento técnico para os produtores de leite de Irati, contando com parceria da Prefeitura de Irati e IDR –PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Participaram do evento 35 pessoas entre técnicos do setor público, alunos do IFPR e produtores rurais que trabalham na atividade leiteira.

A agenda do evento contou com as seguintes palestras técnicas que abordaram assuntos relacionados a atividade leiteira:

  • O projeto Leite no Município de Irati – Osnei Abel Lopes – Técnico Agrícola – Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar;
  • Uma trajetória de sucesso na atividade leiteira – Ernani Gilberto Lindemann – Produtor de Leite e membro da câmara técnica do Conseleite-PR;
  • Plano Safra/linhas de financiamento para atividade leiteira (Pronaf) – Maurício de Barros – médico veterinário – IDR/regional Irati.

O município de Irati possui 94 produtores de leite, com uma produção diária de 32.000 litros de leite, que são captados por sete laticínios. O Leite está em 5º lugar em relação às principais culturas agrícolas que compõem o VBP (Valor bruto da produção) do Município de Irati. Outro fator relevante nesta atividade é a utilização de mão de obra familiar, mantendo com isso a sucessão familiar nas propriedades rurais.

Dentre os trabalhos desenvolvidos gratuitamente pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar está a assistência técnica às propriedades, que tem como objetivo central: renda, qualidade, escala e produtividade. Buscando indicadores de gestão como: produção e uso de pastagens; produção e uso de silagem; fêmeas de reposição; controle da reprodução; programa sanitário; qualidade do leite e da água e; gestão da propriedade.

CURSO DE MANEJO PRODUTIVO NA PISCICULTURA

Nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho ocorreram, cursos de formação sobre manejo produtivo na piscicultura, os cursos ocorreram nas comunidades de Água Mineral e Monjolo, locais que possuem potencial para a produção de peixes.

O objetivo foi oferecer uma visão sistêmica sobre os sistemas de manejo na produção de peixes, buscando fortalecer o desenvolvimento da piscicultura uma alternativa muito importante no desenvolvimento social e econômico do campo, seja para produção de subsistência ou de cunho comercial em larga escala. Agricultores e estudantes da área de agronomia acompanharam os ensinamentos sobre manejo, totalizando 30 participantes. Os cursos foram promovidos pela Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Sindicato Patronal Rural de Irati, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR) e o IFPR (Instituto Federal do Paraná).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Leia outras notícias