Esther Kremer e Leticia H. Pabis
Durante reuniões realizadas nesta semana, lideranças dos municípios de São Mateus do Sul e Mallet, em conjunto com lideranças estaduais e federais, confirmaram o avanço de dois importantes projetos de infraestrutura: a pavimentação da PR-281, nos trechos que ligam o distrito de Fluviópolis, pertencente a São Mateus do Sul, ao perímetro urbano de Mallet, passando pela comunidade de Rio Claro do Sul, pertencente à Mallet. A proposta foi classificada como estratégica e prioritária pelas autoridades presentes, tendo em vista seu impacto direto no desenvolvimento regional.
O encontro, realizado em Curitiba, contou com a presença da prefeita Fernanda Sardanha, do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, do líder do Governo, deputado Hussein Bakri, do prefeito de Mallet, Pedro Kowalczyk, do vice-prefeito José Ivo Rodrigues, além de vereadores e demais representantes municipais.
Segundo os participantes da reunião, o projeto contempla cerca de 13 quilômetros de pavimentação no trecho de São Mateus do Sul, sendo quatro quilômetros no perímetro de Fluviópolis, passando pelo posto de saúde e até o trevo de acesso a Rio Claro do Sul, e mais nove quilômetros até a divisa com Mallet. A Prefeitura de São Mateus está se mobilizando na elaboração do anteprojeto como contrapartida para que a obra possa acontecer.
“Para São Mateus também é importante a estrada de Fluviópolis, que é uma comunidade grande. A prefeita já está empenhada nesse projeto, mas através do nosso líder e da nossa equipe, a gente vai buscar essa solução para que tanto a cidade de Mallet, como principalmente São Mateus, possam ser atendidas. E a prefeita é boa de projeto, ela já mostrou isso na sua gestão, a gente vai continuar seguindo juntos”, afirmou Sandro Alex.
A prefeita Fernanda Sardanha também agradeceu o apoio recebido. “Eu muito agradeço ao deputado Sandro Alex, ao nosso líder do Governo, o deputado indicado Hussein Bakri, aos nossos vereadores da base. Estamos firme na luta, e vamos trabalhar sempre”, disse. O deputado Hussein também reforçou o compromisso desta parceria, destacando que “Estamos trabalhando firme, junto com o secretário Sandro Alex e as lideranças locais, para garantir os recursos necessários para o trecho da PR-281 em Mallet. Essa obra é fundamental para a segurança, o desenvolvimento e a integração da região”.
Já o município de Mallet ainda busca a captação de recursos para o trecho que lhe compete, estimado em 21 quilômetros. A pavimentação é considerada urgente pela população, pois a atual situação da PR-281 é crítica, com buracos, afundamentos, falta de acostamento e sinalização insuficiente. Além dos prejuízos à segurança viária, a precariedade da via afeta o escoamento da produção agrícola e industrial, o transporte de pacientes e a mobilidade da população, comprometendo também o turismo ecológico e religioso da região.

Foto: Reprodução Google Maps.
A verba que falta para poder realizar o projeto da obra poderá ser viabilizada de dois modos: pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com apoio das lideranças políticas presentes, ou financiada por empresários locais.
“Estamos pedindo ao secretário que o DER forneça o projeto da obra. Mas por outro lado, agradecemos a liberação da pavimentação para a comunidade de Rio Claro do Sul. Nosso município merece nosso esforço para que essa obra que vai ligar nosso município a São Mateus aconteça. Entendemos que é um esforço de muitos para que o asfalto dê certo”, declarou o prefeito Pedro Kowalczyk.
O objetivo é integrar os dois projetos e os esforços dos dois municípios e consolidar a pavimentação completa dos trechos citados da PR-281, garantindo uma solução duradoura e eficaz para a infraestrutura regional.
MALLET
Ainda, o deputado Sandro Alex falou sobre uma reunião realizada com autoridades do município para tratar da pavimentação do distrito de Rio Claro do Sul. Sandro confirmou que houve um acordo para que a Prefeitura entregue o projeto executivo da obra, passo necessário para dar início aos trabalhos.
O deputado também afirmou que o governo estadual está trabalhando paralelamente em todo o trecho da rodovia e, uma vez concluído o anteprojeto, a meta será executar a pavimentação completa da estrada. Sandro reiterou que aguarda a entrega oficial do projeto para autorizar os recursos necessários, com aval do governador e dos deputados estaduais parceiros do município.