Esther Kremer
Com a chegada do mês de setembro, o Grupo Ivasko realizou, oficialmente, o lançamento da 16ª edição da Campanha X-Solidário. O evento reuniu parceiros, colaboradores e representantes de entidades sociais que serão contempladas neste ano, reforçando que a Campanha está se tornando tradição na região, são quase duas décadas de mobilização em prol da solidariedade.
Nesta edição, a campanha ganha reforço com a adesão de novas lojas em Ponta Grossa e postos em Curitiba, o que amplia a rede de arrecadação e visibilidade do projeto. Segundo os organizadores, a expectativa é de que o mês de setembro seja de grande engajamento e alcance de metas. O objetivo é ultrapassar a edição anterior e passar o valor de R$ 300 mil arrecadados. Somando os valores de todas as edições já feitas, a Campanha já arrecadou e destinou mais de R$1,3 milhões para instituições da região.
A diretora de RH e de Operações do Grupo, Edna Ivasko, e grande idealizadora do X-Solidário, destacou que o empenho de todos os envolvidos tem mostrado que este ano pode ser o maior de todas as edições já realizadas. “A causa sempre é atender os pacientes portadores de câncer. Vamos beneficiar cinco instituições este ano e estamos confiantes que será a maior Campanha de todas”.
“O convite deste ano é: vamos nos tornar anjos na terra, uma região de anjos que fazem o bem” – Ana Paula Ivasko

Sobre a idealização da mesma, há 16 anos atrás, Edna conta que começou pequena, cheia de boas intenções, e que, agora, se torna uma das maiores de toda a região. “O câncer aconteceu na minha família, com o meu pai. Mas eu fui contagiada pelo bom atendimento e toda a assistência quando ele foi atendido pelo SUS, pelas voluntárias do Erasto Gaertner, foi algo que me tocou. Conheci muitas pessoas boas neste processo e isso só nos dá mais ânimo, mais vontade. Vamos fazer o bem, sem olhar a quem”, comenta.
Foto: Esther Kremer
O X-Solidário tem como causa central a assistência a pacientes portadores de câncer, e em 2025 irá beneficiar cinco instituições:
- ANAPCI;
- Rede Feminina de Combate ao Câncer (Irati);
- Rede Feminina de Combate ao Câncer (São Mateus do Sul);
- AMA – Associação Mulheres em Ação;
- Santa Casa de Irati.
Ana Paula Ivasko, diretora de Marketing e Trade do Grupo, falou sobre a missão da empresa em relação a estar sempre disponível em ajudar as comunidades. “Eu acho que com todo esse tempo de Campanha, todos os envolvidos entenderam que a nossa missão é servir, nossa missão como empresa sempre foi essa e com o X-Solidário não seria diferente, é um momento onde a gente se doa mais. Nos entregamos de corpo e alma. A Campanha mexe muito conosco e é uma forma de agradecimento, onde agradecemos todas essas instituições que fazem tanto pelas pessoas que estão sofrendo com o câncer. Vamos fazer de 2025 a maior Campanha de todas”, comenta.
O presidente do Grupo, Zeka Ivasko, ressaltou o papel histórico do projeto. “Ao longo desses 16 anos de construção, a solidariedade vem frutificando e tomando conta. O convite deste ano é, sejamos anjos na vida de quem nem conhecemos”. Ele também destacou o envolvimento dos colaboradores, que superou todas as expectativas. Para Zeca, o 16º X-Solidário deve ser a edição mais participativa e transformadora até aqui. “A empolgação e o envolvimento dos nossos colaboradores também contagiam. Com certeza, o 16º X-Solidário vai ser grande e vai ajudar muitas pessoas”.
O início oficial da movimentação já demonstrou, antes mesmo do lançamento nas lojas, que as equipes estavam mobilizadas, trabalhando e realizando vendas, sinal de que o X-Solidário começa com boas expectativas, é o que comenta o sócio e diretor Comercial do Grupo, Paulo Ivasko. “Ao longo desses anos, a gente conseguiu fazer a diferença na vida de muitas pessoas através dessas entidades beneficiadas. E iniciamos com o é direito, foram praticamente 300 lanches vendidos antes mesmo do lançamento”.
Desde sua criação, a campanha tem contribuído para mudar a realidade de milhares de pessoas, mostrando que a união entre empresas, entidades e voluntários pode gerar resultados concretos. Este ano, cada lanche custará R$ 20,00 e todo o dinheiro arrecadado será destinado às instituições já citadas. Também, é possível realizar doações via Pix na seguinte chave: xsolidario@ivasko.com.br, mas atenção, esta chave é apenas para doações e não para pagamento de lanches.
Para quem adquiriu o X-Solidário, já pode retirar o seu lanche de segunda a sábado, até às 19h, nos Ivasko Supermercados, Mariano Atacadista e New Atacadista, em todas as cidades participantes. Lembrando que a Campanha acontece durante todo o mês de setembro. Vamos juntos fazer parte desta causa.






Fotos: Esther Kremer