Escola Municipal do Jardim Tangará
A gestora da Escola Municipal do Jardim Tangará, de Imbituva, a senhora Marinez Simone Naiverth Bobato, seguindo o plano de ação de 2023, PNE e BNCC, relata que “é de responsabilidade do gestor criar diante das necessidades observadas e dialogadas com seus funcionários e colaboradores, a necessidade de estimular sua equipe para que ocorra o processo de construção do conhecimento na escola, é preciso acreditar na possibilidade de mudar o ambiente de trabalho, acreditar no trabalho em equipe e principalmente a da sua equipe”, diz a gestora.
Neste contexto cria-se a Rede de Compreensão e Apoio a Crianças com TDAH, trabalho realizado na Escola Municipal do Jardim Tangará que tem como objetivo formar uma rede de apoio com familiares, profissionais da educação, profissionais da saúde e comunidade escolar, buscando implementar os conhecimentos, formas de tratamento, atendimentos, legislação e cooperação mútua sobre o TDAH em crianças de nossa escola.
Tem como desenvolvimento:
- Primeiro momento: formar um grupo de estudo quinzenal com familiares e profissionais da educação de nossa escola, visando conhecer as definições, tratamento médico e atendimento escolar dos alunos e alunas com laudo TDAH.
- Segundo momento: buscar parcerias com a Secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde, para formação de uma rede de troca de informações e auxílio no tratamento do TDAH.
As reuniões são ministradas pelo Professor Ângelo Colesel e tem como datas para os encontros:
- 01 de março – Início de contatos e formação do grupo de estudo.
- 14 de março – Início das aulas presenciais: acolhida, conceito e sintomas.
- 28 de março – Condutas mais comuns em crianças com TDAH na escola.
- 11 de abril – Tipos de TDAH.
- 25 de abril – Tratamento, dicas para melhorar a vida das crianças com TDAH – para pais.
- 09 de maio – Dicas para melhorar a vida das crianças com TDAH em sala de aula.
Todos os estudos e encontros estão acontecendo e a presença está sendo satisfatória, seguimos com muito entusiasmo para logo apresentarmos pesquisas relevantes com dados comprovados de que todo trabalho realizado com empenho e dedicação apresenta retorno significativo na vida escolar, tanto da criança como dos profissionais, que fazem parte da comunidade escolar.