Jaqueline Lopes e Assessoria
Desde o início de 2022, o Centro de Saúde Erasto Gaertner Irati integrou o atendimento de todo o escopo que o Hospital Agnus Dei já oferecia, abrangendo tanto pacientes oriundos do CIS / Amcespar quanto de convênios e particulares, para atendimentos de especialidades médicas gerais. Em cinco anos de atuação em Irati, já realizou mais de 28 mil atendimentos.
Para explicar mais sobre o espaço e o que é feito no local, a equipe do Erasto Gaertner de Irati recebeu, na sexta-feira (11), os secretários de Saúde dos nove municípios da 4ª Regional. O objetivo do encontro foi apresentar os indicadores de atendimento na instituição, e percorrer com o grupo as estruturas que compõem a unidade. Além de mostrar reformas e ampliações futuras no espaço.
Como houve a fusão, e a mudança de uma clínica para um ambiente hospitalar, a equipe resolveu apresentar esses indicadores para os secretários e sanar algumas dúvidas. “A unidade evoluiu, além de tratar o câncer, pelo SUS, também continuamos o tratamento com o corpo clínico e especialidades que já existiam no Agnus Dei. Continuamos o atendimento com pacientes particulares e convênios, e os pacientes oncológicos SUS na unidade. Trouxemos a oncologia e a expertises para poder ampliar o cuidado com os pacientes”, comenta Heleno Faria, diretor de Unidades Externas e Novos Negócios do Erasto Gaertner.
Durante a visita, os secretários receberam informações sobre o atendimento de especialidades gerais oferecidos no Centro de Saúde para pacientes de convênios e particulares, cujo portfólio inclui internações em apartamentos individuais ou enfermaria, exames de endoscopia, colonoscopia e eletrocardiograma, entre outros. Na área de Oncologia, os serviços da assistência à saúde abarcam: oncologia clínica, seguimento, primeiro atendimento, nutrição, procedimentos enfermagem, coleta de exames laboratoriais, farmácia, Gisto e infusão de antineoplásico, etc. Ainda, no próximo ano haverá atendimento de fisioterapia no Centro de Saúde.
“Trouxeram todos os atendimentos que já aconteciam no antigo prédio, a oncologia mudou de endereço. Absolvemos toda a clientela e o atendimento que era prestado no Agnus Dei, e trouxemos a nossa bagagem. A gente se adequou nesse espaço físico, mas prestando o mesmo atendimento tanto quanto era o Erasto como o Agnus Dei”, ressalta a supervisora do Centro de Saúde Erasto Gaertner de Irati, Daniela Zwierzikowski Raffo.
DADOS
O Erasto em Irati completou cinco anos de atuação em 2022, e vem melhorando a vida dos pacientes que precisam do tratamento. Neste período, já realizou 28 mil atendimentos, e na oncologia, em média, passam pela unidade 360 pacientes, são cerca de 700 atendimentos mensais, dos mais variados tipos. Ainda, por mês, realiza, aproximadamente, 160 infusões quimioterápicas e 220 consultas clínicas, segundo a supervisora do Centro de Saúde de Irati, que atua desde o início da instituição no município.
O incremento trazido com a alteração de endereço é que os pacientes passaram a contar com o suporte hospitalar. Com isso, o quadro aumentou, agora, são 50 colaboradores que compõem o hospital, “todos capacitados pela mesma filosofia de atendimento e qualidade do Erasto Gaertnet”, comenta Heleno.
Em relação às primeiras consultas no Erasto, Heleno destaca que quando o paciente está na fila de espera para ser atendido não é certo que será na unidade em Irati, pois há outros Centros de Referência que atendem a 4ª Regional. “A gente vê que tem um anseio da população por querer se tratar com a gente, porque temos uma unidade avançada aqui, mas entendemos a logística do tratamento de câncer. Não somos os únicos prestadores para essa regional de saúde”, disse. “O que a gente tem que trabalhar com os secretários, e deixar comunicado, é que nós, enquanto Erasto, estamos nos posicionando e tentar, realmente, ajudar. Entendemos que existe uma logística e não temos nenhum poder para definir”, completa.
REFORMAS FUTURAS
De acordo com Heleno, de forma estratégica, haverá algumas mudanças no novo espaço. Onde era o ambulatório do Agnus Dei, em uma área de quase 450 m², vai se transformar em um novo centro de infusão, farmácia de manipulação e consultórios. O valor do investimento na obra é de R$ 1 milhão, com parceria com a sociedade privada e também de políticos.