A saúde bucal no município de Rio Azul passa por uma reestruturação, tanto na organização do serviço e na contratação de novos profissionais dentistas, para atender as comunidades da área rural e urbana. O primeiro passo foi a integração das equipes, Saúde Bucal trabalhando em conjunto com as Estratégias da Saúde da Família.
Devido ao cenário atual epidemiológico da pandemia, a equipe de Saúde Bucal traçou estratégias, visando elencar a partir da estratificação odontológica dos grupos prioritários, como hipertensos, diabéticos, idosos, crianças zero a 02 anos e gestantes classificar a necessidade de cada paciente e agilizar o atendimento conforme a sua necessidade que varia entre baixo, médio e alto risco, garantindo assim o acesso ao atendimento no município ou encaminhados para atendimento no centro de especialização de odontologia (CEO).
Além dos atendimentos prestados nas unidades do interior com agendamento prévio, a equipe realiza visitas domiciliares para elencar a prioridade do paciente de risco. Outra interação importante é a participação de todos os profissionais (médico, equipe de Enfermagem, farmacêutico, ACS, dentista) durante a realização do Hiperdia, que foi retomado no município.
Aline dos Anjos Burko, dentista do município, explica que, mesmo o idoso, sendo usuário de prótese total a consulta com o profissional dentista é muito importante, para a prevenção de doenças bucais, o diagnóstico precoce faz toda a diferença, enfatiza a dentista.
Elaine Pacanaro que é a coordenadora da Atenção Básica e da Saúde Bucal no município, comenta que “esta integração das equipes é inédita e possibilita uma saúde integral e mais perto da casa das pessoas e mesmo em época de pandemia temos que nos reinventar para atender a população”, finaliza Elaine.