Esther Kremer
Você sabe o que são as PANCs? Não? Então, nesta edição, nós vamos falar sobre os benefícios das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANs). Atualmente, o ser humano tem se preocupado cada vez menos com a alimentação e o respeito com o próprio corpo, a praticidade de pedir comida por aplicativos, a alimentação baseada em gorduras e outras coisas pouco nutrientes têm deixado a população de todo o mundo doente. Com isto em mente, precisamos agir para mudar esses hábitos.
A WWF Brasil, juntamente com o Mauricio de Sousa Produções, criou uma cartilha mostrando os benefícios das PANCs no dia a dia da população e em como elas podem ajudar o produtor local. Você pode ter acesso à cartilha no QRCode disponível nesta página e ver diversas receitas envolvendo essas plantas.
As Plantas Alimentícias Não Convencionais são frutas, folhas e flores comestíveis, mas que são pouco conhecidas como alimentos. Pela falta de conhecimento, essas plantas são descartadas, mas as pessoas não entendem a riqueza nutricional e a importância medicinal que elas podem ter. Apesar de vários benefícios, não devemos colher e comer qualquer tipo de planta existente, as PANCs devem ser colhidas e preparadas por pessoas que entendam bem do assunto.
Aqui estão alguns exemplos mais comuns dessas plantas que podem ser encontradas com facilidade:
• Maracujá-perola-do-cerrado;
• Cará-do-ar;
• Peixinho-da-horta;
• Caruru;
• Capuchinha;
• Ora-pro-nóbis.
É importante procurar por pessoas que entendam do cultivos, geralmente cooperativas agrícolas da agricultura familiar podem ajudar no processo. Além de se alimentar de uma forma segura, também estaremos contribuindo para incentivar as CSAs (Comunidades que Sustentam a Agricultura).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Professora (o), como sugestão de atividade para a turminha é importante pensar em trabalhar o respeito com o próprio corpo. Antes da atividade em si, trabalhar assuntos envolvendo a alimentação saudável e os malefícios envolvendo alimentos gordurosos como, batatas fritas, hamburguer, refrigerantes, doces, etc, mas lembrando sempre os pequeninos que tudo em excesso, faz mal. Eles podem, e devem, se alimentar com coisas que gostam, mas cuidando sempre para não consumir nada acima do que é permitido.
Após a conversa, a sugestão é apresentar alguma PANC para a turminha e perguntar se eles já tiveram contato com a planta, etc. Se achar interessante, pode até produzir alguma receitinha para os pequenos.