Esther Kremer
O deputado federal Toninho Wandscheer esteve em Irati para uma visita à Santa Casa, com o objetivo de estreitar laços e discutir possíveis parcerias para a melhoria dos serviços prestados pela instituição de saúde. Durante a visita, Wandscheer ouviu as demandas dos gestores do hospital e se comprometeu a destinar R$ 4 milhões para a instituição no próximo ano.
Segundo o deputado, o objetivo é prestar todo o apoio e a tentativa de angariar recursos para ajudar na situação do hospital. “Fui convidado pelo Bruno para vir até o hospital conversar e ver a situação como está. A forma como é feito o pagamento, a transferência de recursos para custear os trabalhos em um hospital é complica. Por isso viemos para conversar e assumir um compromisso, de tentar enviar emendas parlamentares para suprir esse caixa”, afirmou Toninho.
Ainda, Toninho assumiu mais um compromisso para o próximo ano com a entidade. “Se eu tiver a mínima possibilidade de resolver os problemas, nós vamos resolver, mas dentro de um compromisso que eu já assumi, dentro do meu orçamento, tenho R$ 4 milhões que já nos comprometemos em enviar para o ano que vem. É o início de uma parceria”, completa.
Situação Financeira da Santa Casa
Durante a reunião, o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut, explicou que a instituição tem enfrentado dificuldades financeiras nos últimos anos, principalmente devido ao custo crescente com pessoal, medicamentos e insumos médicos. A Santa Casa atende não apenas a Irati, mas também a municípios vizinhos, o que tem gerado uma alta demanda pelos seus serviços, muitas vezes acima da capacidade instalada.
“Eu acho importante essa parceria, esse relacionamento com o deputado Toninho. A verba, se vier, e eu sei que virá, vai nos ajudar muito e eu sei que será uma ótima parceria. Sabemos a situação da Santa Casa e precisamos unir forças, trabalhar juntos”, disse Ladislao.
O médico otorrinolaringologista Dr. Bruno Leonardo Alencar foi responsável pela ponte de comunicação entre o deputado e os gestores da Santa Casa, segundo ele, o deputado está comprometido com a entidade. “Essa parceria abre um novo horizonte para a Santa Casa. Como sabemos, nós somos a instituição de referência regional na área de saúde. A saúde precisa de três esferas de recursos, recursos municipais, estaduais e federais, nós sabemos também que existe uma linha de conversa com os municípios e espero que os prefeitos eleitos tenham essa sensibilidade, a nível estadual a SESA sempre de portas abertas e queremos melhorar ainda mais, mas faltava esse ponto, a linha federal. Conseguimos a conversa com o deputado Toninho e, agora, podemos atuar nessas três esferas”.