Sthefany Brandalise
No último fim de semana Irati foi palco de uma emocionante competição campeira no 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, durante o Nacional 2023. O evento atraiu competidores de diversas partes do país e contou com a presença de um grande público apaixonado pelo universo do rodeio e das habilidades campeiras.
Durante os quatro dias de competição, os competidores se enfrentaram em diversas provas, como a prova do chasque, prova de rédea e a vaquinha parada com as crianças, proporcionando uma programação variada para o público presente, além das tradicionais provas de laço.
A competição reuniu participantes de diferentes estados do Brasil, incluindo São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos em busca do título de campeão nacional.
José Araújo, Diretor Campeiro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), comenta que “a prova campeira é dividida na parte do laço, rédea, chasque e vaca parada. Nessas competições se reúnem quem se destacou no seu estado, na sua região, para representar a sua terra. Esse pode não ser o maior rodeio, mas é o mais importante”, comenta.
A pequena Laura foi uma das meninas que participou da competição de laço na categoria de prenda mirim, e sua mãe Raquel diz estar muito feliz em ver a filha competir. “É bastante emocionante vir acompanhar ela para laçar já na equipe de prendinha, e pela primeira vez se classificou para representar o Paraná. É uma emoção muito grande”, disse.