O verão se aproxima e nesta época do ano é muito comum observarmos aumento do número de alunos nas academias. É a corrida contra o tempo pela busca do corpo perfeito. Muitos procuram profissionais de educação física para fazer aulas de Personal Trainer, outros preferem as animadas aulas de exercício aeróbico oferecidas pela academia e existem aqueles “tradicionais” que apostam na esteira aliada ao treino de musculação.
Mas de nada adianta pensarmos no exercício físico, se a reeducação alimentar não acompanha este processo. A perda de peso é uma aliança entre a reeducação alimentar, o controle das nossas emoções e a prática adequada de atividade física.
Algumas dicas importantes sobre alimentação saudável:
- Evite permanecer mais do que 3h sem se alimentar. A alimentação deve ter um fracionamento adequado (3 refeições principais e 2 a 3 pequenos lanches intermediários), para que não ocorra diminuição do metabolismo e da sua disposição;
- Procure se hidratar com aproximadamente 2,0 litros se água ao dia. A água é essencial para que as reações em nosso organismo ocorram da maneira adequada e para que as toxinas sejam “diluídas” e eliminadas;
- Procure consumir frequentemente frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Desta maneira você garante o bom funcionamento intestinal e auxilia na prevenção e tratamento de algumas doenças. Estes alimentos têm a digestão mais lenta e reduzem a sensação de fome.
- Mastigue bem os alimentos. Faça com que a sua refeição dure pelo menos 20 minutos e que seja um momento agradável, evitando discussões à mesa ou ainda comer assistindo televisão;
- Em hipótese alguma deixe de se alimentar antes ou depois da atividade física. A alimentação durante todo o dia e as próximas à atividade física são de extrema importância para o ganho de massa muscular e diminuição da gordura corporal.
Lembre-se: não existem milagres, todo resultado é o fruto de seu esforço e dedicação todos os dias, leve para sua vida um hábito saudável e não somente um projeto de meses.