Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:48, 14°C

Três acadêmicos iniciarão o internato no município, atuando nas cinco grandes áreas da medicina
Convênio entre Campo Real e Santa Casa amplia oportunidades para estudantes da saúde
Convênio permite que acadêmicos realizem estágios e internatos dentro do hospital – Assessoria Campo Real

Sthefany Brandalise, com reportagem de Esther Kremer

O Hospital Santa Casa de Irati e o Centro Universitário Campo Real firmaram um convênio que permite que acadêmicos da área da saúde realizem estágios e internatos dentro do hospital. A parceria, oficializada recentemente, beneficia tanto os estudantes quanto a população, que poderá contar com profissionais mais preparados e um atendimento de maior qualidade.

Inicialmente, três acadêmicos da Campo Real iniciarão suas atividades em Irati, atuando nas cinco grandes áreas da Medicina.

O reitor da Campo Real, Professor Edson Aires da Silva, destacou a importância dessa expansão na área de estágio e internato. “Hoje é um dia importante para a Campo Real e também para a Santa Casa, a gente está firmando esse convênio para que os nossos alunos do último ano de medicina possam realizar seu internato dentro da Santa Casa. Isso dá um novo campo de internato para o aluno do último ano da medicina, e quem ganha com isso é a comunidade, que vai poder ter um serviço mais especializado e acolhedor”.

Silva enfatizou que o convênio não se limita à Medicina. “Frisando que não é só a medicina, a gente já tem um aluno também de farmácia, fisioterapia e enfermagem, todos da área para atuar na Santa Casa. Os alunos estão bastante preparados para isso, para o hospital, para a comunidade, e para nós é muito interessante pois eles vão exercer a medicina, que é uma área de bastante carência por toda a região. Esse é um convênio bacana, e o que a gente espera é que esse convênio também esteja preparado para o município, para a região e para toda saúde”.

Convênio entre Campo Real e Santa Casa amplia oportunidades para estudantes da saúde
Convênio abrange os cursos de medicina, farmácia, fisioterapia e enfermagem – Assessoria Campo Real

O reitor também destacou que os primeiros alunos já estão prontos para iniciar suas atividades na Santa Casa. “Isso é uma proposta que nós fizemos para os nossos alunos e é uma opção para eles. Já temos três alunos que estão preparados para atuar na Santa Casa, a partir desse ano, e a gente sabe que isso é um início, tem que ir muito mais além. Pedimos para eles serem dedicados, assim é mais fácil desempenhar seu papel na saúde”.

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, explicou o impacto da parceria para a instituição. “A Santa Casa passa a ter um cunho mais educacional. Além de tratamento, da parte clínica de tratar e diagnosticar, ela passa a ser agora um lugar onde vai haver o ensinamento dos profissionais que estão para se formar em medicina, para poder levar isso para a comunidade. O benefício da comunidade é a qualidade de formação. Nós vamos fazer uma parceria muito boa com a Campo Real, onde o aluno vai aprender mais, vai sair com mais condição técnica e com mais segurança para o trabalho na área médica”.

“Em termos de atendimento de urgência, emergência, das consultas, do que os profissionais próprios da Santa Casa fazem não muda em nada. Esses alunos vão ingressar, vão ter acompanhamento, até que a gente sinta que eles já têm uma segurança para poder fazer uma consulta sozinho, mas sempre supervisionado, nunca vão estar sozinhos”, explica Ladislao.

A vice-prefeita de Irati, Dra. Larissa Mazepa, destacou a importância da iniciativa para a cidade.  “A Santa Casa de Irati sempre esteve à frente, ensinando e compartilhando experiências entre os seus alunos. Porém, a partir de agora, nós temos funcionários doutores, que vão estar mostrando o caminho acadêmico para aqueles que vão se tornar médicos, seja no nosso município ou no nosso redor. E é isso que a gente quer, uma saúde diferente, uma saúde de qualidade para a nossa população. E, por que não, formar também os nossos, aqui dentro de Irati, e através desse convênio, que é tão real, fazendo com que os nossos municípios, que estão estudando fora, possam fazer os seus estágios e os seus aprimoramentos, aqui dentro da Santa Casa de Irati, antes de sair da comunidade, para atender a população. Uma saúde com mais excelência, uma saúde de qualidade, e é isso que a gente precisa”, afirma.

O secretário de Saúde de Irati, Nelson Luiz Antunes, reforçou os benefícios da parceria para a saúde pública do município. “Isso beneficia todos os incentivos na área da saúde, possibilidade da instalação na residência, de cabelo, de cabelo, já demonstrado, a partir do ano que vem, a gente internava, e isso vem a melhorar a qualidade e a diversificar as atividades médicas no município. Isso é de suma importância para o nosso desenvolvimento, de suma importância para a saúde pública no município de Irati”, finaliza.

Leia outras notícias