Esther Kremer
Em comemoração ao Dia das Crianças, a Folha de Irati realizou uma entrevista com Lucas Ferreira Diadio que tem seis anos e é aluno do Pré II da Escola Irmã Helena Olek, de Irati. O menino vem se destacando muito por habilidades diferenciadas com números, alfabetos em diversas línguas, interesses pelo corpo humano, conhecimento das bandeiras de países e muito mais. Lucas também participa da Instituição de Ensino Super Cérebro, do Grupo Saber, que o estimula a continuar aprendendo cada vez mais.
A mãe de Lucas, Francieli Ferreira Diadio, comenta que ela e o pai perceberam a inteligência aguçada da criança desde muito pequeno. Aos três anos, Lucas já sabia contar número acima de um milhão em inglês e se interessava por assuntos que não eram comuns para a idade, como o alfabeto em inglês.
Aos quatro anos, Lucas começou a aprender a ler e a escrever utilizando jogos educativos com o auxílio da mãe e do pai, que são professores de história e matemática, respectivamente. Aos cinco anos, o menino começou a pesquisar sobre o sistema solar, insetos, alfabetos em diversas línguas e o corpo humano.
Em entrevista para a Folha de Irati, Lucas diz que são coisas simples e que ele aprendeu muito rápido. “Eu brinco muito e gosto muito de estudar, aprendi sobre as bandeiras sozinho no YouTube. Conheço o alfabeto sérvio, o grego, o árabe, o russo, o cirílico e o copta que é de quatro países, do Egito, do Canadá, da Austrália e do EUA e foi fácil aprender”, disse.
Além de aprender muitas coisas sozinho, Lucas participa do Super Cérebro, uma instituição de ensino do Grupo Saber, e já sabe realizar contas com a calculadora japonesa, o soroban. “Pelo soroban é mais fácil aprender do que com as continhas na escola”, disse Lucas.
A mãe de Lucas, explica que desde os três anos observou que o menino tem um gosto diferenciado e busca sempre conhecer coisas novas. “Ele é uma criança muito curiosa e gosta de coisas extremamente diferentes para a idade dele, nós estamos sempre buscando incentivar ele cada vez mais a aprender coisas novas”, comenta.
Ainda, Francieli diz que apesar de gostar muito de estudar, o menino é uma criança tranquila e muito comunicativa. “Ele gosta de brincar muito, de correr, adora ir para a escola e tem uma facilidade incrível para se socializar. O Lucas é uma criança maravilhosa e iluminada, é um orgulho”, disse a mãe.
A professora da Instituição Super Cérebro, Daniele Crovador, diz que Lucas acaba se destacando em muitas atividades que são propostas e ajuda os outros colegas a realizar as tarefas.” Nós, do Super Cérebro, sentimos um orgulho muito grande em termos o Lucas como nosso aluno, principalmente, de podermos, através da metodologia utilizada nas aulas do Super Cérebro, ajudar na potencialização das altas habilidades apresentadas por ele”. Ainda, Daniele elogiou muito a criança. “Lucas é muito disciplinado, educado, participativo e interage muito com seus amiguinhos. Sabemos que sua vida será de muito sucesso e seu futuro brilhante e é por isso que ficamos muito felizes por fazermos parte do seu aprendizado e podermos colaborar no seu desenvolvimento”, disse.
Apesar da inteligência ser o destaque, Lucas é uma criança alegre, comunicativa e educada, como qualquer outra e, neste mês da criança, ele representa uma geração que é o futuro e a sensação de esperança por um mundo melhor.