Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 19:03, 21°C

Na ocasião foram feitas várias atividades, como a partilha do pão celeste, apresentação de músicas natalinas e uma peça de natal
Os poloneses tem como tradição na ceia de Natal a partilha do oplatek, que é o pão celeste - Foto: Braspol

Sthefany Brandalise, com reportagem de Nilton Pabis

Na noite de terça-feira (6), aconteceu o Jantar de Natal Polonês, organizado pela Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil)de Irati. O objetivo do evento é resgatar a cultura polonesa, principalmente, nessa época tão importante do ano que é o Natal. Na ocasião, foram feitas várias atividades como a partilha do pão celeste, apresentação de músicas natalinas e uma peça de natal, além de uma janta tradicional polonesa.


Nelsi Pabis, presidente da Braspol, comenta sobre a importância de celebrar o Natal polonês e fazer a partilha do oplatek, que é o pão celeste. “São dois objetivos para celebrar o Natal, o primeiro é a festa cristã, onde celebramos o nascimento de cristo, e o segundo é manter a tradição. Nós do núcleo da Braspol temos como objetivo resgatar e preservar as tradições polonesas, então organizamos esse Natal para as pessoas que realmente gostam de comemorá-lo de acordo com as tradições polonesas. Os poloneses também tem como tradição a partilha do oplatek, que é o pão celeste, e ela é feita no dia da ceia de Natal, onde todo fazem a confraternização em torno do pão celeste”, disse.


Durante a noite aconteceram algumas apresentações de músicas natalinas polonesas, e de um teatro, que retrata a saída de poloneses em busca do pão celeste. “Hoje nós apresentamos alguns cantos natalinos, que são muito alegres e tem muito significado para nós, e a maioria dos descendentes de poloneses conhecem. Nós também apresentamos uma peça teatral representando a saída dos montanheses em busca do pão celeste, onde os filhos de um casal resolvem partir para outros lugares além da Polônia, e depois retornaram com melhores condições de vida. Essa peça se chama Canto dos Montanheses, e mostra as dificuldades enfrentadas pelos poloneses”, comenta Nelsi.

Como a festa é cristã, durante o evento foi feita a leitura do evangelho em Polonês e depois em Português pelo padre Álvaro. Nelsi comenta que essa leitura faz parte da tradição e resgata a cultura polonesa. “Fazer a leitura do evangelho na língua polonesa tem o objetivo de manter a tradição, a cultura e resgatar a língua. Depois o padre Álvaro fez a leitura do mesmo evangelho em português, fez a homilia e a benção do pão celeste dos alimentos”, disse.

O evento tem como objetivo resgatar a cultura e manter a tradição – Foto: Braspol


Nelsi ainda comenta que o grupo também está fazendo essas celebrações em outras datas importantes. “Agora, com toda essa comunicação e divulgação, muitas famílias estão retornando e muitas cidades e núcleos estão fazendo essa celebração do natal. Também fazemos as celebrações de páscoa, de Nossa Senhora de Monte Claro e de outras datas cívicas como 3 de maio e 11 de novembro, que é o dia da independência da Polônia”, comenta.


O prefeito de Irati Jorge Derbli esteve presente e desejou um feliz Natal para todos. “Quero compartilhar e repartir esse pão com todos os presentes, fazer a partilha entre todos nós irmãos. Desejar a todos vocês um Feliz Natal, com muita paz, muita fé, com muita prosperidade e saúde em todas as famílias’, finaliza.

Leia outras notícias