Amanda Berger
A Campo Real de Irati comemorou uma grande conquista nesta terça-feira (18), com a inauguração de cinco novos laboratórios, totalizando 15 espaços dedicados ao aprendizado prático. A expansão da infraestrutura acadêmica visa proporcionar aos alunos uma formação mais completa e de excelência, alinhada às necessidades do mercado e da sociedade. Os laboratórios inaugurados foram: Anatomia Humana, Semiologia e Reabilitação 2, Microbiologia, Análises Clinicas e Microscopia. Além disso, foi inaugurada também uma nova sala de apoio técnico aos laboratórios. O investimento da obra foi de R$ 5 milhões.
O reitor da Campo Real, professor Edson Aires da Silva, fez um discurso destacando o esforço conjunto entre a universidade e a comunidade. “Esses laboratórios são justamente para dar uma condição melhor de aprendizagem, para que os professores utilizem metodologias diferenciadas, para que a formação acadêmica dos alunos realmente tenha o êxito”, declarou. Em seu discurso também reforçou o compromisso com a aprendizagem “nós vamos ter que ter mais uma infraestrutura ampliada junto com essas que a gente já tem, tudo isso para ter uma condição melhor de aprendizagem, a nossa preocupação é essa”, enfatizou.
Edson também comentou sobre as melhorias planejadas para o campus, para oferecer melhores condições para seus alunos. “Vamos refazer toda a parte de estacionamento, vamos reestruturar toda a parte de iluminação, a questão do portal, tudo isso está sendo trabalhado até o meio do ano, para que a gente possa realizar”, concluiu o reitor.
O diretor do campus da Campo Real de Irati, professor Angelo Antonio Delponte, também fez questão de falar sobre o impacto das novas instalações para os alunos e para a comunidade. “É um passo para a consolidação da Campo Real em Irati, fortalecendo ainda mais a nossa marca e a qualidade dos nossos cursos, dos nossos alunos”, disse Angelo.
Angelo também comentou sobre os projetos futuros da universidade e destacou a parceria com a prefeitura para modernizar as unidades básicas de saúde (UBSs) de Irati. “Esses investimentos que a gente faz para fortalecer os cursos, para tornar os cursos mais profissionalizantes, profissionalizar melhor as pessoas para o mercado de trabalho, fazem toda a diferença na nossa sociedade”, afirmou.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, marcou presença no evento, reforçando o significado da inauguração para a cidade. “São mais de R$ 5 milhões de investimentos, esses cinco laboratórios vêm para fortalecer não só a Campo Real, mas também pensando no futuro a longo prazo. Irati tem se falado muito como um polo de saúde, e isso se deve, em grande parte, aos investimentos feitos por instituições como a Campo Real”, explicou o prefeito.
Emiliano ressaltou ainda as parcerias que estão sendo construídas com a universidade, “Temos parcerias com os cursos, com acadêmicos, e isso tem sido fundamental para a nossa gestão”, afirmou.

A coordenadora acadêmica, professora Taylise Girardi, iniciou sua fala com grande entusiasmo, destacando que a inauguração representa um marco no fortalecimento da educação na região. “Esses novos espaços de prática oferecem oportunidades para que nossos alunos vivenciem de maneira dinâmica os conhecimentos teóricos, desenvolvam habilidades técnicas fundamentais e ampliem seu olhar crítico e científico. Acreditamos que o aprendizado prático é essencial para a formação completa dos futuros profissionais e esses laboratórios proporcionam um ambiente adequado para a experimentação, pesquisa e crescimento acadêmico”, afirmou.
Taylise também ressaltou que com a ampliação da universidade, muitos alunos podem permanecer em sua cidade natal para investir em sua formação. “No passado, quem desejava cursar determinadas graduações precisava se deslocar para outros centros, uma realidade que eu mesma vivenciei. Hoje ampliamos as possibilidades oferecendo uma educação de qualidade e permitindo que muitos alunos permaneçam em sua cidade enquanto estudam”, disse.
A vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa, também fez questão de ressaltar a relevância da nova fase que a Campo Real está vivendo. “É uma grande honra para nós, município de Irati, estarmos com um ensino de excelência, como vem trazendo para nós a Campo Real. É através desse aprendizado que vamos receber laboratórios de excelência, onde os alunos poderão estudar, se aprimorar e sair para o mercado de trabalho, demonstrando para todas as pessoas que precisam de nós, tudo aquilo que foi aproveitado aproveitar dentro de uma universidade. O portal da Campo Real não é só um local acadêmico, ele demarca sonhos, uma ponte entre a universidade e a comunidade que precisa dessa formação”, finaliza.
A cerimônia também contou com a presença da comunidade acadêmica, que celebraram o fortalecimento da Campo Real como polo educacional em Irati.
Com essa conquista, a Campo Real reafirma seu papel fundamental na educação e no desenvolvimento de Irati e da região, mostrando que está comprometida em formar profissionais qualificados e preparados para os desafios do futuro.